segunda-feira, 9 de novembro de 2015

OS 33


Direção da mexicana Patricia Riggen, o filme Os 33 (EUA/Chile) é baseado no livro de Hector Tobar e conta a história real dos 33 mineiros que foram soterrados em uma mina no Chile.
Agosto de 2010, Capiapó, Chile. Esta tragédia bastante conhecida e divulgada no mundo inteiro, onde 33 mineiros ficaram presos e soterrados em uma mina a 700 metros abaixo do nível do mar por 69 dias. O racionamento de àgua e comida, o calor excessivo, a tensão e stress dos mineiros em local chamado refúgio, liderados por Mario Sepulveda (Antonio Banderas) é colocado de forma emocionante, ao mesmo tempo que conta as subtramas  da vida desses homens. O ministro da Energia do Chile, Laurence Golborne (Rodrigo Santoro), com sua persistência  e humanidade, muito ajudou no processo para o sucesso dessa empreitada que parecia impossível, onde o tempo e problemas técnicos  iam contra o êxito dessa missão comandada pelo engenheiro Andre Sougarret (Gabriel Byrne).
Um drama feito com emoção através de fatos reais, surpreendente e angustiante em muitos momentos. Efeitos visuais tecnicamente bem feitos, de um lado  vemos a saga desses mineiros chilenos, e por outro a omissão do governo chileno e da empresa mineradora.  Interessante observar a forma como o povo latino reage a esta catástrofe, a comoção da população e a dor dos familiares e amigos, tendo ao fundo uma trilha sonora latina com instrumentos de sopro, muito legal.
Os atores  em geral fazem um bom trabalho de interpretação e a atriz Juliette Binoche faz uma pequeno papel como Maria Segovia, a irmã de um dos mineiros soterrados.
Nos créditos finais, muito bacana conhecer os verdadeiros heróis que não se deixaram derrotar por uma tragédia de tão grande proporção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário