quarta-feira, 24 de abril de 2013

DENTRO DA CASA




Este novo filme do francês François Ozon é um intrigante suspense psicológico, onde a  imaginação e realidade se entrelaçam de tal forma, que o expectador sente como se fizesse parte desta trama.
Um professor de literatura de escola de nível médio, já desestimulado pela falta de criatividade e progresso dos alunos, sente-se atraído pela  redação de um aluno de 16 anos sobre uma família de um colega, onde o objeto de desejo da narrativa é fazer parte integrante desta família, mais especificamente pela paixão pela mãe do colega. A cada semana o professor estimula o aluno a escrever, pela descoberta de estar no nível de escrita acima da média dos outros alunos, como pelo lado do voyeurismo, o que é compartilhado pela esposa do professor.
O tutor e o pupilo desenvolvem uma necessidade de dar continuidade a este processo, um  por se projetar no que não conseguiu realizar na juventude (ser escritor), e o aluno por paixão e pela própria história de infância e juventude.
Enfim, o expectador vai decidindo dentro do real e do imaginário da história, o seu final, o que torna o filme bem instigante e interessante.
Os atores estão excelentes, adoro a atriz Kristin Scott Thomas, a considero tão natural nas suas interpretações; e o ator novato Ernst Umhauer (primeiro filme que o vejo atuar),está fantástico com seu risinho cínico no canto da boca, acho que no futuro iremos nos lembrar deste jovem em outros filmes.
François Ozon , grande diretor francês, fez um filme recente que vale a pena conferir, Potiche- a esposa troféu, com Catherine Deneuve, este uma comédia leve, quando quiserem se distrair, peguem em DVD.


3 comentários:

  1. Excelente resenha para "Dentro da casa", um dos meus prediletos da temporada.
    O filme é instigante e leva-nos, de fato, para dentro da história, para dentro da casa.
    E eu, já estou dentro deste Blog, Márcia.

    ResponderExcluir
  2. Ralmente este filme é instigante, Nicia. E que bom quqe o blog está tendo boa receptividade.Os comentários nos animam a persistir.

    ResponderExcluir
  3. Ralmente este filme é instigante, Nicia. E que bom quqe o blog está tendo boa receptividade.Os comentários nos animam a persistir.

    ResponderExcluir