quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ATTILA MARCEL



O filme Attila Marcel ( França), direção e roteiro de Sylvain Chomet,  é uma comédia com uma história triste e lúdica, que tem a mesma delicadeza e sensibilidade de outros filmes deste diretor, como Bicicletas de Belleville (2003) e O Mágico (2010).
Já na abertura uma grata surpresa nos faz lembrar ¨Os Embalos de Sábado à Noite¨, com o personagem gingando pelas ruas de Paris ao som de uma melodia.
Conta a história de Paul (Guillaume Gouix), um rapaz com mais de 30 anos que mora em Paris com duas velhas tias aristocráticas ( Bernadette Lafont e Hélène Vincent) que sonham em Paul se tornar um virtuoso pianista . Ele não fala desde os 2 anos de idade, vive a tocar piano em saraus na casa das tias, nas aulas de dança, isolado do mundo exterior e suas vivências. Pois o mundo de Paul sempre foi sombrio, guiado e cuidado pelas tias que achavam que ofereciam o melhor para ele. Com isso não o deixavam crescer, interagir com o mundo e as pessoas, fazer suas próprias descobertas, ficando preso dentro de sua própria mudez.
Pelo quarto de Paul podemos vislumbrar um mundo lúdico, com seus objetos, retratos e recordações da uma infância que o prendeu e ele não consegue se desvencilhar.
Sua vida muda quando conhece sua excêntrica e misteriosa vizinha, Madame Proust ((Anne Le Ny), que cultiva ervas em seu apartamento, fazendo chás com efeitos alucinógenos, e através destas ¨viagens¨ ao seu interior,  Paul retorna às lembranças do seu passado de forma fantasiosa e original.
Para alguém que não fala desde os 2 anos de idade e nem consegue expressar seus sentimentos e emoções, Paul passa a viajar através da memória cognitiva, com o uso dessas infusões, permeando entre o real e o imaginário, cheia de flashbacks. E o ator Guillaume Gouix tem ótima atuação, sem sequer falar uma palavra, somente a arte de expressão e seus lindos olhos azuis a demonstrar a sua tristeza em plena comédia.
Uma história leve, lúdica, tocante, trilha sonora envolvente, quase um musical, cheio de metáforas, com personagens exóticos e caricaturados. As cômicas aulas de dança beiram o excêntrico de forma tão leve, assim como a apartamento arcaico das tias, tão diferente do quarto de Paul.
Um filme que nos delicia ao nos reportar ao mundo pueril e lúdico de Paul, com mensagens do significado de família, abandono, amor, velhice e ideais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário