quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O ÚLTIMO CONCERTO



Direção e roteiro de Yaron Ziberman, o filme O Último Concerto (EUA) é um drama/ ficção comovente, com diálogos sensíveis, boa fotografia, para quem é fã de música erudita, vai se deliciar.
Com bom roteiro diante de um tema delicado, a perspectiva de dissolução de um quarteto de cordas famoso, com 25 anos de parceria e amizade, que de repente tem que lidar com uma situação de stress que acomete todos os componentes, o afastamento de um de seus membros com diagnóstico de Mal de Parkinson.  Mostra o profissionalismo de músicos conceituados e a seriedade de um trabalho tão meticuloso.
A partir dessa premissa os conflitos entre os membros do quarteto começam a sucumbir, como ciúme, inveja, ego inflado, e outras histórias pessoais vêm a tona, tendo como pano de fundo a música erudita, eis o grande destaque.
Com  atuações irrepreensíveis temos o ator Christopher Walker como o violoncelista Peter Mitchell, o mais velho do grupo e que serve de elo entre os seus companheiros, e justamente ele está com a terrível doença de Parkinson; O ator Philip Seymour Hoffman como  Robert Gelbart, o 2º. Violino e que não se conforma de nunca o terem colocado como 1º. Violino, a cargo do músico Daniel Lerner (Mark Ivanir), um verdadeiro duelo de egos. E a musicista Juliette Gelbart (Catherine Keener), casada com Robert, que tem que conciliar o casamento em crise com os ensaios e as apresentações do quarteto.
O maior destaque do filme é a trilha sonora que funciona como um componente a mais, enlevando a plateia com a música de Beethoven, o Opus 131, como um fio condutor do drama.
Um filme sensível, onde a perda eminente de um membro de um grupo de cordas leva ao descontrole emocional e o que estava contido há anos vem à tona, problemas pessoais que afetam a qualidade do quarteto, que fará sua última apresentação em Nova York. E o que observamos é que o espírito de grupo e o profissionalismo supera todas as questões, diante da magnitude da arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário