sexta-feira, 19 de julho de 2013

CONFISSÕES DE UM JOVEM APAIXONADO




O filme Confissões de um jovem apaixonado tem direção e roteiro da diretora e atriz francesa Sylvie Verheyde, um drama adaptado do romance de Alfred de Musset, em coprodução com a Alemanha.
Ambientado em Paris dos anos 1830, conta as desventuras de amor do jovem burguês Octave que leva uma vida ociosa e após uma decepção amorosa com sua namorada, que o trai com seu melhor amigo, passa a viver uma fase de orgia e depravação, em meio a mulheres, sexo e drogas. Com a morte do seu pai, Octave viaja ao interior onde decide passar um tempo refletindo sobre o amargor da desilusão e aí conhece uma jovem viúva Brigitte, dez anos mais velha que ele, e o jovem se apaixona desesperadamente por ela.
Apesar do romance ser criticado  pelas pessoas devido a diferença de idade, um grande preconceito da época, eles insistem em manter este romance, e o jovem Octave se depara com as incertezas do amor, a oscilação de se manter entre o desejo do coração e a razão.
Este é um filme clássico, uma reconstrução de época passada no período das guerras napoleônicas, cujo objetivo do romance é justamente falar sobre o amor e a inconstância de um jovem, o desejo e o desespero de amar apesar da falta de maturidade e dos preconceitos da época.
O ator Pete Doherty, ex vocalista da banda de rock inglesa The Libertines, vive o papel do jovem Octave, com seu cabelo sempre descabelado e andar cambaleante, com expressão de tédio constante, não convence e não consegue dar vigor ao personagem.
 Já no papel da viúva Brigitte temos a boa atriz Charlotte Gainsbourg , que atuou no filme Anticristo. Falta química e vigor entre os dois personagens, e isto fica bem nítido durante o filme, distanciando o espectador da história, tornando o filme insosso e desmotivador.
Esta peça burlesca de 120 minutos com diálogos fracos e ritmo lento, cenários sem graça,  realmente sem identificação e não consegue emplacar o toque que a direção deseja.
Este filme que fala sobre o amor, a razão de existir e a infidelidade, infelizmente não consegue comover a plateia , principalmente pelo personagem principal, um verdadeiro equívoco na escolha da estrela de indie rock Pete Doherty.
Filme indicado ao Un Certain Regard Award do Festival de Cannes 2012.





Nenhum comentário:

Postar um comentário