quarta-feira, 30 de julho de 2014

APENAS UMA CHANCE



O filme Apenas Uma Chance (Reino Unido/ EUA), direção de David Frankel (O Diabo veste Prada e Marley & Eu), é uma desses filmes agradáveis e leves de assistir, baseado em incrível história real que nos envolve e recompensa e  leva o público a torcer por um final feliz para este personagem cativante.
Narrado pelo próprio Paul Potts (James Corden), jovem ingênuo, gorducho e tímido vendedor de celular, que desde criança era apaixonado por música clássica, participava de corais e sonhava se tornar um tenor no futuro. Sempre incentivado pela sua afetuosa mãe Yvonne Potts (Julie Waters), ao contrário do seu pai Roland Potts (Colm Meaney), um rude metalúrgico que não acreditava no talento do seu filho, além de desestimulá-lo a cantar.
Paul Potts teve uma vida motivada por bulling e humilhação dos colegas e do pai, por ser gordo e tímido e por sua ligação com a música clássica, que destoava do local que morava, além de incidentes de saúde.
As grandes incentivadoras deste rapaz inseguro do dom do canto e que nunca deixaram ele desistir do seus sonhos, foram sua mãe e sua terna namorada Alexandra Roach (Julie-Ann Cooper). Mesmo quando os infortúnios o aniquilaram e o desmotivaram, elas o impulsionavam a acreditar no seu potencial. Isto o levou até a 1ª. Edição do Programa Britain’s Got Talent /2007, dando uma verdadeira virada em sua vida (contar mais seria tirar o gostinho de quem vai assistir).
Um drama leve recheado de clichês com humor inglês, fotografia bonita (mostra a bela Veneza com suas gôndolas cheia da luz do verão), regado a música clássica de qualidade, torna-se um ótimo entretenimento que eleva a nossa alma e nos faz acreditar nos sonhos, na sorte, na vida enfim.
Com narração sensível, sentimental e convencional mas charmosa, com toque cômico, um fundo musical clássico o filme inteiro, que aguça e delicia os ouvidos e acalma o nosso interior.
É lindo assistir o flerte deste casal e o inicio de um grande amor, piegas e verdadeiro, de forma sutil e delicadamente belo, coisas que parece ¨estar fora de moda¨ na juventude dos dias atuais. Os atores James Corden e Alexandra Roach esbanjam sinceridade e leveza nos seus personagens e dão uma graça peculiar ao filme. Assistir Paul  Potts soltando a voz de tenor o dia inteiro, no trabalho, na rua, nos jantares, é  engraçado e motivador.
Filme humano, doce, sensível, cuja história real nos ensina a não desistir dos sonhos, e a importância e peso das pessoas com olhar otimista na vida de alguém. Neste caso, a mãe e a namorada de Paul  foram a mola propulsora do seu crescimento interior e sucesso profissional.
Saímos do cinema emocionalmente leve e com uma sensação agradável colorindo nossos olhos!
Indicação ao Globo de Ouro/ 2014 de Melhor Canção Original ¨Sweeter than Fiction¨.
¨Você precisa roubar o coração da platéia e só conseguirá se tiver a coragem de um ladrão¨, palavras de Pavarotti para Paul Potts.


Nenhum comentário:

Postar um comentário