quarta-feira, 21 de outubro de 2015

ATÉ O FIM



O filme Até o Fim (EUA/2014) direção de J.C. Chandor, é um drama com certo suspense, que fala da vida e do indivíduo diante da possibilidade da morte.
É a história de um solitário e experiente navegador  de idade avançada, cujo veleiro sofre uma colisão em um container em pleno Oceano Pacífico. A partir dessa premissa, este homem terá que superar várias dificuldades e aflições, desde a destruição do seu veleiro até a ameaça de tubarões e correntes marítimas.
Um filme lento com um único personagem que nem sabemos o nome, em luta contra a morte, mas que jamais perde a esperança. Não tem fala nem flashbacks, só as reações do personagem protagonizado pelo ator Robert Redford. E mesmo sem fala, a gente entende o que o personagem está passando, como se fosse algo real.
A fotografia aliada ao sons dá uma verdadeira linguagem ao filme e é emocionante observarmos  este homem diante da sua  possível mortalidade. E o ator Robert Redford  tem um desempenho notável, uma presença carismática e cheia de magnetismo, rosto expressivo que traduz os sentimentos deste solitário navegador.
Drama que fala de vida e mortalidade, perseverança, paciência e coragem, o instinto de sobrevivência do homem diante das dificuldades. Confrontamos com a solidão diante da imensidão do oceano, algo real e metafórico ao mesmo tempo. E o final redentor é algo soberbo. Para alguns pode ser monótono, mas  um filme técnicamente bem feito e com delicado ensinamento para quem assiste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário