terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A TRAPAÇA




Com um elenco impecável, o filme A Trapaça, título original ¨American Hustle¨, direção de David O Russell,  concorre ao Oscar 2014 com dez indicações.
Inspirado em um escândalo de corrupção política no final dos anos 70 nos EUA,  onde o FBI contratou um trapaceiro para auxiliar na operação, com o objetivo de derrubar políticos corruptos.
Irving Rosenfeld (Christian Bale), um trapaceiro junto com sua sócia e amante Sidney Prosser (Amy Adams), após serem flagrados em situações fraudulentas pelo FBI,  são obrigados a cooperar com um agente do FBI ( Bradley Cooper), que é uma pessoa confusa e problemática.
Então eles iniciam uma operação perigosa junto à  Máfia, chegando até a ter um encontro com um poderoso chefão (participação especial de Robert de Niro). E também negociam com políticos corruptos, tendo como porta de entrada o candidato político Carmine Polito (Jeremy Renner). Os planos começam a dar certo, mas a certa altura há um envolvimento do chefe do FBI com Sidney, gerando desconforto com seu  parceiro e amante. E a esposa de Irving, a estonteante Rosalyn (Jennifer Lawrence), uma mulher neurótica e deprimida, entre neste jogo perigoso e cria várias dificuldades para execução desta difícil tarefa.
O diferencial deste filme é justamente o elenco, um quarteto incrível, eles têm uma interação e química espetacular, dão um verdadeiro show de interpretação, inclusive são candidatos ao Oscar 2014 nas categorias Melhor Ator e Atriz e Melhor Ator e Atriz Coadjuvante.
Outros pontos positivos do filme é a trilha sonora com clássicos dos anos 70, bem adequada aos momentos, de forma a dar um ritmo frenético e incansável. Como também o figurino muito bem caracterizado, com lindas performances, valorizando os atores, em especial a atriz Amy Adams com vestidos sempre valorizando o decote, como também o figurino da atriz Jennifer Lawrence, beneficiando o seu visual e seus penteados lindamente extravagantes.
O enredo em si é meio maçante, com planos que não ao certo, recheados de diálogos inteligentes, mas a certa altura cria uma certa monotonia pela enrolação que envolve os personagens, preocupando-se mais com a criação dos personagens, sem querer se aprofundar no drama de cada um; nos leva a uma inquietação pela trama intrincada ao extremo, uma história que não empolga.
Um filme imperdível, seguindo a linha do grande Martin Scorsese, luxurioso e sensual, sem ser apelativo. Mostra que pessoas inteligentes e astutas usam seus dotes da forma que lhes convêm, onde o certo e o errado vai depender da ideologia de vida das pessoas. Mas que tudo tem um preço a pagar, principalmente quando a ganância pelo poder e pelo dinheiro se sobrepõe aos valores ético e à amizade.
Um filme com personagens exagerados, meio caricatos ( principalmente a figura do trapaceiro Irving Rosenfeld), sedutor, neuroticamente surpreendente, e cujo desempenho fenomenal do elenco torna o filme tão divertido. 


Um comentário:

  1. Filme divertido por conta dos papéis e interpretações do quarteto, são impagáveis! Música bacana. Os vestidos da Amy são lindos. Daqui a pouco, ninguém mais se lembra dele, não é o cinema de que gosto, mas Trapaça não deixa de ser um bom filme.

    ResponderExcluir