quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

FILHA DE NINGUÉM




Drama coreano, direção do cineasta Hong Sang-Soo, conhecido por filmes como A Visitante Francesa (2012) e Hahaha (2010).
Filha de Ninguém é um filme simples e que fala de solidão, mudanças interiores, auto estima e  amores proibidos, através da personagem principal, a bela jovem Haewon (interpretado pela linda atriz Jeong Eun-Chae).
Logo no início assistimos o encontro de Haewon com sua mãe Jinju (Kim Ja-Ok), em tom de despedida, pois sua mãe vai se mudar para o Canadá, tão longe de Seul, a cidade que Haewon mora. As duas passam a tarde juntas, passeiam, conversas informais, lembranças de fatos do passado, mas observamos uma certa melancolia nesta jovem, carente de afeto e agora, com a separação de sua mãe, isto fica mais forte.
Haewon é estudante de cinema e tem um caso extra conjugal com seu professor de arte cênica Seongjun (Lee Seon-Gyoon), casado e bem mais velho do que Haewon.  Ele nutre um afeto e paixão pela jovem estudante, mas está sempre preocupado em esconder de todos o seu romance, inclusive dos seus alunos e colegas de Haewon.
Filme banal, simples nas situações apresentadas no cotidiano dos personagens, onde não há pretensão de analisar ou refletir os problemas apresentados, mas o objetivo maior é mostrar o sofrimento da protagonista, a sua solidão e baixa auto estima, que ela tenta superar através da bebida. Difícil para Haewon trabalhar o desapego, de um lado seu vínculo materno, e do outro, o vínculo afetivo com o homem que ama, um amor proibido.
Filme fala de moralismo, de tradição, de conflitos íntimos, sempre mais exposto que refletido. Através de diálogos informais, a jovem Haewon está sempre em evidência, e vive o seu dia a dia, como ela mesma afirma, ¨viver é morrer¨.
E o professor Seongjun, que fica sempre na zona de conforto, não assume o que deseja,  prefere viver o dilema do medo, de encontros furtivos, de preocupações com o julgamento alheio.
Momento triste e bonito quando os dois escutam um trecho da 7ª. Sinfonia de Beethoven, mostrando toda a solidão, abandono e tristeza do casal. E Haewon afirma: ¨Escutar uma música dessa é melhor que ler 100 livros¨,  como se aquela música representasse todo o sentimento de tristeza e melancolia do casal.
Filme simples, banal, lento, onde se mostra o cotidiano e sentimento das pessoas sem esperar respostas, feito com muita arte e primor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário