quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

GRAVIDADE





Com um roteiro simples, o filme de ficção científica Gravidade, direção, produção e roteiro do cineasta  Alfonso Cuarónfaz toda diferença em filmes deste gênero.
A Dra. Ryan Stone (Sandra Bullock) se encontra em missão espacial da NASA, juntamente com o astronauta Matt Kowalski (George Clooney), quando são surpreendidos por uma chuva de destroços no espaço sideral. São lançados no espaço, perdem a conecção com a base terrestre da NASA (na voz do ator Ed Harris), e a partir daí é praticamente um drama, com a protagonista Dra. Ryan tentando sobreviver há qualquer custo neste espaço inóspito, e para isto conta com a ajuda do experiente astronauta Mark.
Deste roteiro simples e enxuto, em um ambiente totalmente adverso ao nosso planeta, em 1 hora e meia de filme, temos a nítida percepção das dificuldades que a Dra. Ryan tenta ultrapassar e nos sentimos coadjuvantes nesta dura jornada.
Com uma fotografia maravilhosa, efeitos especiais incríveis, inclusive é indispensável o uso do 3D, que nos dá a sensação de ¨estarmos no espaço¨ junto com a Dra. Ryan. E o bacana é que não tem os exageros que muitas vezes incomoda nos filmes em 3D, e a qualidade da imagem e dos efeitos visuais nos impressiona, algo inovador nesta categoria de filme.
A atriz  Sandra Bullock tem uma excelente interpretação e consegue passar uma veracidade como a Dra. Ryan Stone, na sua luta pela sobrevivência no espaço. E George Clooney tem o poder de sempre nos surpreender, mesmo quando só faz uma participação pequena  no filme.
Tem momentos de fotografia no espaço com o planeta Terra no fundo  que é algo espetacular, de uma beleza ímpar, que enche os nossos olhos de prazer.
A trilha sonora perfeita, adequada ao filme de tal forma, uma junção técnica de fotografia, efeitos visuais, som e atuações que já faz parte da história do cinema.
Mesmo para quem não curte filme de ficção científica, este faz jus as nove indicações ao Oscar 2014, um filme de ficção, com muito drama e suspense, que com certeza deixará sua marca registrada.

Um comentário:

  1. Minha amiga, chegou o dia de eu discordar de você...rs...
    Além da fotografia e dos efeitos especiais, achei o filme fraquíssimo.
    Em alguns momentos, os absurdos são tamanhos, a exemplo do tempo sem oxigênio com que a Dra. Ryan sobrevive, cheia de energia.
    Ainda que ficção, não se propõe a ser um filme de fantasia, mas dela abusam.

    ResponderExcluir