domingo, 9 de fevereiro de 2014

PELOS OLHOS DE MAISIE





O drama Pelos Olhos de Maisie (EUA) tem direção de Scott McGehee e David Siegel, baseado na obra do escritor Henry James, livro intitulado no original ¨What Maisie Knew¨ (O que Maisie sabia), fala do olhar da criança diante do universo adulto, mais precisamente o que uma criança sente e percebe dentro do universo do seu lar.
Maise (Onata Aprile), uma criança de 7 anos com personalidade dócil e meiga,  envolvida em uma crise familiar. Pais se divorciando, e apesar de serem pessoas maduras, ambos são imaturos e instáveis emocionalmente, pessoas egoístas que não sabem lidar com seus problemas pessoais e envolvem a pobre Maisie neste clima de agressões e discussões.
Sua mãe Suzanna ( Julianne Moore), uma cantora de rock vive um momento de turbulência na sua carreira, envolvida em reuniões com seus amigos e turnês de trabalho. Seu pai  Beale (Steve Coogan), um influente marchand, também às  voltas com seus compromissos sociais e  viagens constantes.
Os pais passam o tempo inteiro em discussões sobre quem pega a criança na escola, quem fica nos finais de semana, tão envolvidos em seus problemas pessoais, colocando em segundo plano o seu papel de pais e educadores desta criança, que fica a mercê de seus horários, de seus compromissos, não conseguindo ëncaixar¨ Maisie nos seus projetos de vida. E ainda usam seus namorados, Margo (Joana Vanderhan) e Lincoln (Alexander Skarsgard), para ajudarem nesta tarefa de cuidar da criança.
A pobre Maisie está sempre à espreita das discussões dos seus pais e namorados, das situações pessoais que ocorrem;  enfim,  Maisie se torna uma espectadora que escuta e participa, sempre passivamente, como a esperar uma solução para situações em que é praticamente jogada, sem pedirem permissão ou perguntarem como a criança está se sentindo.
A atriz infantil Onata Aprile dá uma interpretação perfeita a pequena Maisie, com um olhar expressivo, que tudo ouve, tudo percebe, mas não reage, não grita, não chora, nada reclama, só observa.  E diante de tanto atrito e discórdia, Maisie se apega a Margo e Lincoln, ambos jovens e tranquilos e com muito afeto e carinho pela criança, enfim, tudo que naquele momento ela precisava.
Ficamos a tentar entender o que se passa no âmago desta criança, que sente que seus pais a amam, mas não têm tempo para ela. O filme é praticamente todo de passagens de pais egoístas, negligentes com a educação e desenvolvimento emocional de sua filha, o que chega a nos impacientar e pensar: Será possível tamanha insensatez e egoísmo de pais diante de uma criança tão pequena, o que pode ocorrer com uma criação neste ambiente tão insalubre?
Um filme realista, com cenas fortes dentro de um clima familiar de total desarmonia e negligência, com ótimo elenco, os quatro atores adultos têm uma boa afinação; um drama triste e tocante, que deixa uma grande mensagem no final, a importância e necessidade de amor, atenção, carinho e harmonia para que uma criança tenha um lar perfeito para o seu crescimento emocional.
E que muitas vezes, quando não se encontra estes elementos no ambiente familiar, a criança amadurece através do sofrimento e é comum criar ¨outros vínculos¨ de afeto e amizade que não encontraram em casa, uma forma de superar o desgaste emocional que vive através de seus pais.
Filme singelo, triste, a história de Maisie, uma criança meiga e perceptiva, que é obrigada a amadurecer através da observação de situações desaconselháveis para sua idade, que é obrigada a presenciar e escolher o seu caminho, através do desatino dos seus pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário