Com um tema forte e atraente, o
diretor Jacques Audiard realizou este drama francês intitulado Ferrugem e Osso,
o próprio nome já nos leva a imaginar o roteiro do filme.
Conta a história de Stéphanie (
Marion Cottilard ), uma adestradora de orca, que numa de suas noitadas conhece
Alan ( Mathias Schoenaerts ), segurança da boite, um boxeador que cria um filho
sozinho e mora provisoriamente na casa da irmã . Alan é uma pessoa rude e fria,
que não sabe agregar, que não consegue transmitir amor à sua família, inclusive
ao seu filho. Até com as mulheres, incluindo Stéphanie, ele tem um
relacionamento passional, sem laços e emoções.
Quando Stéphanie sofre um trágico
acidente com a orca que leva à amputação de suas pernas, ela entra em choque e
depressão e aos poucos vai criando um laço com aquele homem rude mas que a
acolhe por inteira, que a trata sem preconceito, que sente atração física por
ela, e não se fixa na questão tão dolorosa para ela, que é a perda da sua
imagem corporal.
Um filme triste, deprimente, de
um realismo que cabe na história, que não respeita os limites do físico e da
alma. Sem apelações, apesar de mostrar cenas de forma bem real, como atos de
sexo de Alan com a bela adestradora e suas pernas amputadas, Alan a carregá-la
para fazer suas necessidades básicas. Tudo mostrado dentro de uma crueza e
naturalidade, sem pieguices, mas também não apela para o tema para produzir momentos
de catarse para o público.
A atriz Marion Cotillard esbanja
talento e naturalidade na interpretação do seu personagem,
demonstrando sentimentos de dor e depressão após o acidente, a não aceitação do
seu corpo incompleto até a superação, com momentos de uma beleza incrível
apesar da crueza do tema. A atriz expõe a sua fragilidade e a dolorosa
tentativa de superação; e tem dois momentos únicos no filme, o primeiro quando
Alan a carrega ao mar, e ela atônita no início, aos poucos vai dominando seu
corpo e vem o prazer de estar nadando no mar, um prazer que há muito não
sentia. O ator Mathias Schoenaerts faz um Alan de uma rudeza de sentimentos, um cara que apanhou da vida e só valoriza o físico, por não saber dar afetividade, mas no íntimo não é uma pessoa ruim. Cada um com seus defeitos, interagem e se complementam, e não percebem o sentimento que os une.
O outro momento é quando
Stéphanie vai ao encontro da orca responsável pelo seu acidente, e naquele instante ela descobre como o amor e o ódio podem estar tão próximos, nesta cena memorável, com uma fotografia
ímpar, dá vontade de dar uma pausa e ficar deslumbrando aquele quadro, como um
pôster que se encaixa na tela.
A fotografia é belíssima, de
forma simples e direta, límpida, só faz ajudar as cenas a serem mais fortes e
reais.
A trilha sonora de Alexandre
Desplat é excelente, concisa, apesar da situação dramática, a sonoridade não
leva a devaneios, é utilizada na função correta de complementar o visual,
respeitando o limite que o filme deseja, para não perder o realismo e se tornar
piegas.
Marion Cotillard ganhou o Oscar 2008 de Melhor Atriz pelo filme Piaf- um Hino ao Amor e o César 2005 de Atriz coadjuvante no filme Eterno Amor.
Filme profundo, simples, direto,
sutil igual a vida das pessoas, não piegas mas com o romantismo que as
situações se apresentam. Onde os dois protagonistas se desnudam aos poucos para
o espectador, e depois dos fatos que ocorrem em suas vidas, vão transformando
essas pessoas e seus sentimentos, cada um com suas imperfeições vai
complementando a vida do outro.
Com um roteiro muito bem escrito,
uma história simples e real que nos leva da tristeza à paixão, que nos encanta
e nos envolve e nos faz refletir sobre as abordagens e as dificuldades que a vida pode apresentar, os encontros e o
aprendizado da superação. Tudo colocado de tal forma para não ter piedade dos
personagens, a gente torce por eles, mas ciente que esta é a cruel realidade.
Você sai do cinema enlevado por
tudo que assistiu e com vontade de rever e aprender, que a vida está aí para
ser sorvida nos seus detalhes, e cada fato, seja alegre ou triste, nos leva a
algum aprendizado, e o quanto é importante encarar a realidade, e se alguém
estender a mão, aceite. Esta pode ser uma nova oportunidade que bate a sua
porta.
Um dos filmes mais crus que tive oportunidade de assistir. O roteiro, tratado com realismo e secura, não apela, em momento algum para a pieguice, para a pena, para o sentimentalismo. Os protagonistas vivem um encontro quase inexplicável, como inexplicável é a vida, surpreendentemente, cruel ou delicada.
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