quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A PROPOSTA





Comédia romântica  A Proposta (2009) , direção de Anne Fletcher, nos brinda com um filme leve e divertido, sem pieguices, uma diversão garantida.
Margaret Tate (Sandra Bullock) é uma poderosa executiva produtora de livros, conhecida pelo seu jeito agressivo e déspota de lidar com seus subordinados, principalmente seu assistente Andrew Paxton ( Ryan Reynolds), que é submetido a humilhações e subserviências por sua autoritária chefe.
Quando Margaret é comunicada pelo Setor de Imigração da sua deportação para o Canadá, seu país de origem, por ter seu visto expirado e negado a renovação, ela faz uma proposta ridícula para seus assistente Andrew, com o intuito de permanecer nos Estados Unidos; de afirmarem que moram juntos e assim ela não precisa ser deportada.
Apesar de se sentir perseguido e humilhado por sua chefe, Andrew  é praticamente obrigado a aceitar esta farsa,  para não perder o emprego e seu sonho de lançar um livro.
O Setor de Imigração joga duro com Margaret, com várias situações constrangedoras para ambos, como dormir juntos, ter que se abraçar, beijar em público, etc.
Apesar da história banal e simples, esta comédia tem um bom roteiro, a dupla Sandra Bullock e Ryan Reynolds  com uma ótima química, sintonia e cumplicidade em cena, sem apelos, a gente torce para eles se entenderem. E os atores de apoio,  Betty White como a vovó tarada, Craig T. Nelson, com o pai Joe Paxton e Mary Steenburgen, como a mãe Grace, estão ótimos e reforçam o filme.
Música agradável, alegre, já nos créditos iniciais percebe-se a intenção, figurino interessante, belas imagens do Alaska, tudo meio previsível, mas agrada em cheio.
Momentos engraçados sem apelação, como quando ele se vinga e obriga sua chefe a ser humilde, até se ajoelhar perante ele, o que gera risada natural da platéia. E apesar de inocente e clichês repetidos desse tipo de filme, não é meloso, com mais humor que emoção, tensão sexual sem apelação, saindo da mesmice da maioria das comédias.
E fica a conclusão que o  amor existe e muitas vezes aparece de forma diferente, quando menos se espera, e o quanto é importante não fazer julgamento das pessoas pela aparência ou algumas atitudes; e muitas vezes por trás de uma pessoa durona, existe um lado doce e afetivo que precisa ser desbravado.
Diversão garantida para assistir e até rever, tipo sessão da tarde/noite, com certeza vai  proporcionar um sono tranqüilo para toda a família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário