domingo, 31 de agosto de 2014

UMA LIÇÃO DE VIDA



Co-produção EUA/Quênia/Reino Unido, direção de Justin Chadwick, o filme Uma Lição de Vida  é baseado em fatos reais, a história verídica de um queniano que almejava se alfabetizar a qualquer custo.
Passado em vilarejo rural do Quênia, conta a história do queniano Kimani N’gan’ga  Maruge (Oliver Litondo), um senhor de 84 anos, ex-combatente da tribo Mau-Mau, um grupo revolucionário que lutou contra a Colonização Inglesa, pela independência do Quênia.
No ano 2.000, ao tomar conhecimento da campanha do governo oferecendo ¨Educação Gratuita para Todos¨, o octogenário Maruge decide estudar na escola primária junto com as crianças. Diante da sua atitude audaz, Maruge passa a sofrer represália dos moradores da aldeia e das autoridades que não o aceitam na escola, um idoso estudando junto com as crianças. Ele só conta com a ajuda da professora Jane Obinchu (Naomie Harris), solidária com a atitude e o  esforço do idoso em conseguir uniforme escolar e os acessórios escolares necessários para o estudo nesta pequena escola.
Este melodrama tocante é passado em flashbacks, mostrando as adversidades do passado cruel e sofrido do velho Maruge, pelas atrocidades sofrida nos campos de prisioneiros durante a colonização dos ingleses no Quênia, onde presenciou o assassinato de sua esposa e filha,  uma ferida que deixou marcas profundas na sua alma.
O desejo de ir ao encontro da educação tem como objetivo conseguir ler um documento que o governo queniano enviou para ele, e que é guardado como uma relíquia.
Filme fala de determinação e da importância da educação como mudança de vida de uma pessoa, de um povo. Com personagens tocantes como Maruge e a professora Jane, uma história melodramática e nobre, de superação e coragem, com uma fotografia bonita, trilha sonora inspiradora, o retrato de um país pobre, onde os fracos são injustiçados e subjugados pelos fortes.
Um grande exemplo para a humanidade, este queniano octogenário que tinha como lema ¨que o aprendizado só termina quando tivermos terra nos ouvidos¨. Realmente a Educação é libertadora e independe de idade, mas de querer uma real mudança de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário