domingo, 17 de agosto de 2014

HELENO




O filme Heleno ( Brasil/ 2012) do diretor José Henrique Fonseca é baseado no livro ¨Nunca Houve um Homem como Heleno¨, de Marcos Eduardo Novaes. Uma biografia do jogador famoso Heleno de Freitas que nos anos 40 era considerado o príncipe do futebol.
Filme irretocável, tocante, ousado na forma e conteúdo. Fotografia de Walter Carvalho, linda com jogo de luzes e sombras, portas e cortinas entreabertas  em magnífico preto e branco Boa trilha sonora, nos remete ao Rio de Janeiro nos anos dourado, onde o romantismo reinava nos bailes e hotéis grandiosos, com boa recriação dos figurinos de época.
Conhecemos Heleno de Freitas, um dos maiores craques de futebol deste país, mas não é um filme sobre futebol, mas o íntimo deste personagem instigante, de natureza complexa, figura polêmica dentro e fora do gramado.
Machista, com sua maneira sensual e peculiar emanava inquietação; gênio explosivo e apaixonado ao mesmo tempo, achava que seria o maior atleta de todos os tempos. Narcisista, arrogante, afirmava ser o melhor perante seus companheiros de time, os quais sempre menosprezava. Botafoguense doente, não se conformava quando seu time perdia. Com uma vida de luxúria, impulsividade, inconstância aliado ao seu temperamento controverso, com momentos de euforia e outros de depressão, o qual o levou às drogas e à derrota no campo e na vida.
O ator Rodrigo Santoro está soberbo como Heleno,  numa atuação impactante, totalmente entregue e apaixonado pelo personagem, creio  seu melhor trabalho no cinema. Impossível não sentir ¨nossos próprios sentidos¨a captar a essência deste jogador tão fleumático. A atriz Alinne  Moraes está linda e expressiva como a amada esposa de Heleno e soma à categoria de interpretação de  Rodrigo Santoro, realmente  o peso deste drama. Inclusive ele é coprodutor do filme.
Este filme não se designa a juízos de valor do personagem, mas a mostrar a trágica história de um craque do futebol,  envolvido com mulheres e drogas, que no auge da fama teve todas as glórias aos seus pés, e  sua inconsistência depressiva o autodestruiu.
¨Serei Lembrado, Vocês Não¨, uma das frases controversas do grande jogador  Heleno de Freitas.


Um comentário:

  1. Sempre prazeroso saber que tenho mais um seguidor no blog cineamado.Obrigado e compartilhar será um grande prazer.Márcia.

    ResponderExcluir