domingo, 18 de janeiro de 2015

AS FÉRIAS DO PEQUENO NICOLAU



O diretor Laurent Tirard nos brinda com o ótimo filme As Férias do Pequeno Nicolau (França), nova versão do personagem de livros em quadrinhos frances chamado Le Petit Nicolas.
Nicolau foi criado por René Goscinny e Sempé (assim como Asterix) e sua primeira publicação em 1959, teve um  estrondoso sucesso. Nicolau é um  menino baixinho com senso de justiça que valoriza o amor à família e os amigos. Podemos comparar este personagem ao Menino Maluquinho, criado por Ziraldo em 1980.
O primeiro filme original há 5 anos atrás intitulado O Pequeno Nicolau teve tanto sucesso no Brasil que ficou em cartaz por um ano. Tinha como cenário a escola  e o ator protagonista era o menino Máxime Godart. Como este cresceu, o diretor Laurent Tirard escolheu através de centenas de testes, o garoto  Mathéo Boisselier,  por sinal tão bom quanto o primeiro ator, tacada certa do diretor. Os atores Kad Merad e Valérie Lemercier foram mantidos nos papeis de pai e mãe de Nicolau; enfim, elenco afiado e eficiente.
Nesta nova versão, com o término do ano letivo, Nicolau vai passar as férias na Plage des Dames, uma linda praia na Ilha de Noirmoutier, na França, com seus pais e sua avó materna (Dominique Lavanant).
Bom roteiro e trilha sonora, boa narrativa, figurino invejável, super colorido passado nos anos 1960 (observem os trajes de banho da garotada) e aí começa as travessuras de Nicolau e seus novos amigos. E a imaginação fértil de Nicolau  o leva a traquinagens, inclusive quando conhece a interessante e engraçada menina  Isabelle ( Erja Malatier), pois pensa que seus pais querem que ele se case com ela.
Uma comédia alegre, contagiante e inocente como pouco vemos no cinema, sem conotação dúbia, mostrada pela imaginação e frescor do mundo infantil, pelo olhar puro e inocente de uma criança, com personagens carismáticos, principalmente as crianças. Cenas hilárias acontecem como a festa à fantasia, a dança sensual da mãe de Nicolau  e a solitária vovó oferecendo bombons às crianças em troca de beijinhos.
Comédia de humor ingênuo com boa trama, agradável e prazeroso para adultos e crianças, facilmente perceptível pelas gostosas risadas da plateia. E que leva as crianças à oportunidade única de incentivar a leitura dos livros divertidos do inocente menino Nicolau. E vai uma dica para quem não assistiu o primeiro filme do Nicolau. Não perca, compatível com o segundo!

Um comentário: