domingo, 4 de janeiro de 2015

O CRÍTICO



A comédia romântica O Crítico (Argentina) com direção de Hernán Guerschuny é uma paródia inteligente, leve mas com certa sofisticação, com metalinguagem que homenageia o cinema e, em especial, o personagem do crítico da sétima arte, de forma satírica. Observamos através dos diálogos a criação do cinema, o trabalho dos roteiristas, produtores e principalmente dos críticos, que muitas vezes vai de encontro ao desejo da indústria cinematográfica e até do público.
Victor Tellez (Rafael Spregelburd) é um respeitado crítico de cinema solitário, um cara mal humorado, pessimista, arrogante, que só acredita na sétima arte do passado, acha que ¨o cinema já morreu¨ pois só  visa  fins comerciais e odeia comédias românticas com seus clichês conhecidos e na opinião dele, cansativos. Simpático e exagerado, é o tipo de pessoa que coloca a razão sempre acima da emoção, mas termina caindo na sua própria armadilha.
Ao procurar um apartamento para alugar, Victor conhece a bela turista Sofia (Dolores Fonzi), que abalará suas convicções. Por estar apaixonado, Tellez  passará por situações que ele próprio se sentirá ludibriado e irá contra o que realmente acredita.
Os atores Rafael Spregelburd e Dolores Fonzi como Victor Tellez e Sofia têm uma boa atuação e surpreende a beleza de Dolores, lembra a atriz Ana Paulo Arósio.
Irônico e satírico, mostra o pedestal que certos críticos se colocam e como sofrem os que dependem da crítica, que pode erguer ou derrubar uma película. Como diz um jovem produtor a Tellez: ¨Demorei 3 anos para executar o meu filme e bastou 3 minutos para você destruí-lo¨.
Com mensagens criativas e românticas, mostra que certos clichês têm apenas o objetivo comercial e oprimem a mente da plateia.Só que a vida também é feita de clichês, e quando a gente se apaixona, haja momentos bobos e belos. A cena final é significativa e coerente com o filme.
Filme que agradará em cheio os cinéfilos e os que trabalham neste meio cultural!

Nenhum comentário:

Postar um comentário