quinta-feira, 7 de maio de 2015

DEPOIS DAQUELE BAILE (Brasil) - MOSTRA + 60



Direção de Roberto Bomtempo,  o filme Depois daquele Baile (Brasil/ 2005) é uma comédia romântica envolvente, que fala de amor, amizade e cumplicidade, de viver o outono da vida com alegria e prazer.
Baseado na peça teatral homônima de Rogério Falabella, mostra o cotidiano simples da vida em Belo Horizonte, mesa farta de comida mineira como tutu de feijão, o famoso pão de queijo e outros quitutes de dar água na boca.
A alegre e sedutora viúva Dóris (Irene Ravache) tem uma pequena pensão para ajudar nas suas finanças mas que é algo prazeroso, e todas as sextas-feira promove um irreverente sarau. Conta com a ajuda de sua sobrinha Beth (Ingrid Guimarães) nos afazeres domésticos.
Os amigos Freitas (Lima Duarte) e Otávio (Marcos Caruso) são frequentadores assíduos da pensão de Dóris e almejam conquistar o coração desta fogosa viúva. Dois homens com características e formas de vivenciar a vida bem diferente. Freitas é um galanteador mulherengo, sempre bem humorado, que vive o presente com toda intensidade e não valoriza o passado. Já Otávio é uma homem tímido, reservado, saudosista, e acha que é no passado que pode encontrar as melhores coisas da vida. Dois homens disputando o amor de uma mulher com amizade e companheirismo, de forma digna e generosa.
Boa fotografia, roteiro focado em uma trama simples e tocante, com clima de romantismo e sedução. Um triângulo amoroso com atores de primeira grandeza, Irene Ravache, Marcos Caruso e Lima Duarte  demonstram uma cumplicidade impressionante. Ganhador Troféu Candango 2005 na categoria Melhor Filme e Melhor Roteiro no Festival de Cinema Cuiabá 2006.
Este filme tem como tema central a amizade e a importância de construir relações, que a velhice pode ser desfrutada de forma prazerosa, intensa e com liberdade, e que é possível viver novas experiências e estar aberto a novos sentimentos em todas as fases da vida.
Quando a sobrinha Beth fala com desdém para sua tia Dóris sobre seus pretendentes...um aposentado e um quebrado...e Dóris sabiamente responde: É tudo uma questão de tempero! Este diálogo exprime o espírito deste filme que leva a platéia a um sorriso no rosto e a guardar na memória bons ensinamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário