domingo, 10 de maio de 2015

ESSES MOÇOS (Brasil) - MOSTRA + 60




Direção do cineasta baiano  José Araripe Jr., o filme  Esses Moços (Brasil/ 2004) é um drama melancólico com uma carga de humanidade, aborda temas sociais como infância abandonada, pobreza, a velhice senil e suas dificuldades, a violência social e marginalidade.
Uma verdadeira viagem cinematográfica por uma Salvador que não aparece nos cartões postais, com uma fotografia ímpar, um passeio pela Cidade Baixa, subúrbio ferroviário, a Baia de Todos os Santos, expondo também o abandono desta parte da cidade.
As irmãs Darlene (Chaiendi Santos) e Daiane (Flaviana da Silva) vivem e perambulam pelas ruas de Salvador, sujeitas aos perigos da marginalidade urbana. Darlene, a mais velha e cheia de amargor, tem um espírito de proteção pela sua irmã mais nova Darlene, e vivem a pedir esmola e fazer suas malandragens pelas ruas de Salvador.
Um dia elas encontram  Diomedes (Inaldo Santana), um velho desmemoriado que se faz de cego, e prefere viver pelas ruas do que morar no asilo.
Eles criam um elo de amizade familiar, a pequena e doce Daiane se apega tanto a Diomedes que o chama de avô. O velho caduco Diomedes conduz as crianças para o seu mundo com afeto e solidariedade, e elas tentam preservá-lo dos perigos da rua. Dois mundos extremos e parecidos ao mesmo tempo, inocência e senilidade, sonhos e surrealidade que se cruzam. Perceptível quando a criança exclama que a casa que Diomedes  mora é enorme e linda, na realidade é o Asilo de Mendicidade da Bahia. E quando o velho rejeita o retorno ao asilo e grita:  Eu sou um homem livre!
Um drama que nos leva a refletir sobre a violência e injustiça social, a importância da família na formação do ser humano, a velhice com suas debilidades e oportunidades e escolhas de vida.
Nos créditos finais, a linda música de Lupicínio Rodrigues  jaz jus ao título do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário