segunda-feira, 11 de maio de 2015

Mostra + 60 - Envelhecer é uma Arte. 2a. Programação - Curtas (Brasil)



2a. Programação:
Curtas: Vestígio – de Karla Holanda
             Morte – de José Roberto Torero
             O Teu Sorriso – de Pedro Freire
             Depois de Tudo – de Rafael Saar



VESTÍGIO  (2002)

Curta com 15’de duração, direção de Karla Holanda, um documentário emocionante baseado nos depoimentos de duas pessoas idosas.
Lirete tem 67 anos e Zuza, 84 anos. Ambos moram em cidade do interior à beira-mar. Ambos solitários e amigos, falam das dificuldades inerentes à terceira idade, como lidam com suas vidas, os afazeres domésticos, o lazer. Sentem o peso da solidão e o que fazem para contornar este sentimento.
A sabedoria popular faz parte da rotina diária dessas duas pessoas simples, uma verdadeira lição de vida.



Morte  (2002)


Direção de José Roberto Torero, o curta  Morte, com 15’ de duração é uma comédia dramática onde um casal de idosos (Paulo José e Laura Cardoso) decidem se preparar para "a última viagem", e os diálogos irônicos e ágeis são todos sobre os preparativos para a chegada da morte. Flores, música, jazigo, roupas que irão vestir, tudo é escolhido de forma para não dar trabalho aos filhos e ser do jeito que eles decidirem ainda em vida. Afinal, como eles mesmo dizem “a última impressão é a que fica”, criticando a morte.
Uma sátira sobre a morte e a vida, afinal todos que estão vivos um dia morrerão, esta é a realidade.
Uma reflexão engraçada sobre a velhice com suas fragilidades e a vida em questão. Pois há duas possibilidades na nossa vivência e na morte.  A 1ª.,  para que viver muito se vou envelhecer, adoecer e morrer. E a 2ª, justamente o contrário, pode impulsionar o ser humano para descoberta de novas possibilidades. Cabe a cada pessoa sua escolha de vida.
Como no diálogo sarcástico entre o casal sobre a morte. “Tem que ter paciência, um dia ela chega. E o que a gente faz enquanto ela não vem? Esse é um grande problema.”
Filme com várias indicações em Festivais. Ganhou prêmio de Melhor Ator no Vitoria Cine Vídeo 2002.



O TEU SORRISO  (2009)


Com direção de Pedro Freire, este curta de 19’ nos convida a perceber que é possível descobrir o amor em qualquer fase da vida, inclusive na terceira idade.
Rodrigo (Paulo José) e Suzana (Juliana Carneiro da Cunha) vivem momentos felizes, um romance carregado de amor e paixão. Passam momentos agradáveis e divertidos conversando no quarto. Conversam, brincam, fazem sexo... as afinidades fazem parte deste casal, um retorno ao tempo em que eram jovens.
Uma reflexão sobre as possibilidades que a vida nos oferece, um mergulho de cabeça nos sentimentos e novas experiências no outono da vida.  Afinal, cada fase da vida é única e cabe a cada um vivenciar do seu modo e através das suas escolhas.





DEPOIS DE TUDO  (2008) 


Direção de Rafael Saar, este emocionante filme conta a história de dois homens na terceira idade que se amam e somente o que desejam é viver o momento presente quando estão juntos. Um drama com 12' de duração em que o tempo é a essência da vida dessas duas pessoas que se amam com paixão.
Fala de espera, de idas e vindas, de momentos únicos, de escolhas de vida e da importância de assumir relações profundas.
Protagonizado por Ney Matogrosso e Nildo Parente, dois atores marcantes, um filme lindamente melancólico, em ritmo lento para nos mostrar a beleza dos detalhes, o poder do amor  sobre o tempo. Trilha sonora perfeita na voz de Gal Costa. 
Ganhou vários prêmios, inclusive de Melhor Ator e Melhor Roteiro no Festival de Cinema da Diversidade Sexual 2008.







Nenhum comentário:

Postar um comentário