sexta-feira, 8 de maio de 2015

O OUTRO LADO DA RUA (Brasil) - MOSTRA + 60



Direção de Marcos Bernstein, o filme  O Outro Lado da Rua (Brasil /2004)  é um drama que marca o encontro de dois grandes atores no cinema, Fernanda Montenegro e Raul Cortez.
Passado no bairro de Copacabana, conhecemos Regina (Fernanda Montenegro), uma senhora aposentada de 65 anos, uma mulher de humor ácido e de mal com a vida, que vive isolada de amigos e não mantém um bom relacionamento com seu filho e sua única companhia é uma cadela chamada Betina. Regina (codinome Branca de Neve) é informante da Polícia carioca através de um programa da Polícia com pessoas aposentadas, no intuito de denunciar a exploração sexual de menores na cidade e outros delitos. Assim como Leonor (Laura Cardoso), que Regina conhece em Copacabana e também ajuda a Polícia.
Regina passa boa parte do seu tempo a vigiar os prédios vizinhos com um binóculo, e certa noite ela testemunha um homem administrando uma injeção letal em uma mulher, e imediatamente avisa a polícia. Ao saber que este caso foi considerado morte natural, seu autor é um conceituado morador do bairro chamado Camargo (Raul Cortez), cuja esposa morreu de câncer. Inconformada,  Regina passa a perseguir Camargo e termina se envolvendo amorosamente com ele.
Drama com história interessante e boa fotografia, com dois atores com ótimas  performances, mas falta uma certa  interação da investigação com o público. 
Fala de solidão como um fardo e um desamparo nesta fase da vida, da importância da família para suprir este vazio, de sexualidade (o que nesta época era um verdadeiro tabu). Observamos também o preconceito, inclusive da própria Regina, que não aceita o envelhecer e olha com desdém para os idosos que utilizam o tempo livre se divertindo nas praças do bairro.
Ganhador do Grande Prêmio Cinema Brasil 2004 de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro e Melhor Atriz Coadjuvante para Laura Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário