domingo, 19 de abril de 2015

CHEGA DE SAUDADE (Brasil) - Mostra + 60



Direção e roteiro de Laís Bodanzky ( responsável pelo filme Bicho de 7 cabeças /2001),  o filme Chega de Saudade (Brasil /2008) recebeu vários prêmios no Festival de Brasília 2008, Troféu Candango de Melhor Roteiro, de Melhor Direção e Melhor Filme pelo Júri Popular.
Este drama recheado de música traz o salão de dança para a tela de cinema, algo prazeroso de assistir. Se passa em um clube de dança da terceira idade durante um dia, da manhã até meia noite, quando diversos personagens conversam e dançam, e cujas histórias vão se entremeando ao som de ótima música. Cada personagem com seus problemas, seus anseios, suas limitações inerentes à velhice. Interessante observar a interação dos garçons antigos do local com os colegas de dança, com suas personalidades diferentes e estilos próprios.
Atores de primeira grandeza fazem parte do elenco, como Betty Faria (Elza, a balzaquiana que se sente sozinha e abandonada na pista); Cássia Kis Magro como a meiga Marici, apaixonada por seu companheiro Eudes (Stephan Nercessian), um coroa galanteador que se encanta pela jovem Bel (Maria Flor), namorada do editor de som Marquinhos (Paulo Vilhena), como a querer retornar um tempo que já se foi.  Os atores Leonardo Villar e Tonia Carrero estão ótimos como o casal Álvaro e Alice, que se amam mas vivem às turras. Os diálogos, as frustrações e sonhos são desfiados e entremeados com as músicas, como a dar um tempo a repensar o desperdício nesta fase da vida...
A cantora Elza Soares dá um show à parte com seu vozeirão rouco melodiando canções gostosas de escutar. Uma exaltação à vida, melancólico e nostálgico, para quem gosta de dançar dá vontade de sair bailando e cantando.
Filme divertido e saudosista, mostra que os problemas fazem parte da vida,  a carência afetiva no envelhecer, mas que todos podem se divertir. E a dança age como terapia lúdica, afinal quem não gostaria de ser convidada por um parceiro para rodopiar em um salão ao som de uma boa música?

http://pt.wikipedia.org/wiki/La%C3%ADs_Bodanzky

Nenhum comentário:

Postar um comentário