domingo, 12 de maio de 2013

FRANCISCO BRENNAND

Este documentário conta a vida do pintor e escultor pernambucano Francisco Brennand, de certa forma sem entrar no âmbito da sua vida pessoal, mas focando na magnitude da arte deste artista de 85 anos, onde o mesmo, já sem o vigor de outrora mas com uma lucidez incrível, vai explicando suas obras a partir de sensações, assim como ele mesmo define.
Francisco Brennand , de família emigrante abastada, ainda jovem desistiu de suceder o seu pai nos negócios da família para dedicar-se exclusivamente à carreira artística. Em uma visita às ruínas semi-abandonadas da Cerâmica São João da Várzea, empresa fundada por seu pai em 1917 e desativada em 1945, resolveu instalar e morar no seu ateliê particular , obstinado pela idéia de materializar suas idéias em arte. 
 O filme adentra pela mansão onde centenas de esculturas e quadros vão dando a dimensão da obra deste artista, como um Museu aberto ao público, parte dessas obras em jardim central à céu aberto. São peças enormes, que são trabalhadas no próprio local, utilizando argila oriunda de outros lugares, e fundidas em forno com vitrificação, resultando em belíssimas peças com um certo ar exótico e formas que desafiam o tempo.
Com direção de sua sobrinha-neta Mariana Brennand Fortes, há um respeito entre mostrar a obra de Brennand evitando falar de sua vida particular,algo que ele mesmo impôs ao mundo afora sua arte. O filme é dividido em trechos do diário de Brennand que são lidos por Hermila Guedes, e pelo próprio Brennand , cuja fala é sempre focada em suas obras.
A trilha sonora de Lucas Marcier acontece sempre que a câmera corre pelas belas imagens dos objetos de arte da Oficina Cerâmica da Várzea.
O filme não foca no nascer das obras, mas nas esculturas enormes já finalizadas e tem momentos únicos como o painel da Batalha dos Guararapes ( que fica no centro de Recife) com um plano deslumbrante, mas sem maiores explicações sobre a obra.
Este filme venceu 2 prêmios na 36a. Mostra Internacional de Cinema em São Paulo em 2012, como Melhor Documentário e Melhor Filme.
O documentário deixa o expectador observar e tirar suas conclusões deste homem, que desejou e realizou viver sua própria arte .
Para quem tem interesse por este assunto, seria conveniente agregar ao filme , algum livro para entender melhor a vida e o porque da magnitude de suas obras, e se algum dia for a Recife, visitar este Museu é uma ótima opção de lazer e cultura, e ainda será conduzido pelo próprio Brennand. Incrível aventura às artes!!!!












Nenhum comentário:

Postar um comentário