quinta-feira, 27 de novembro de 2014

POR UMA MULHER



Direção de Diane Kurys,  o filme Por Uma Mulher (França) é um drama delicado, sensível, que através de flashbacks vai sugerindo e expondo uma história familiar e o drama de uma paixão proibida.
Com a morte de sua mãe, Anne (Sylvie Testud) encontra fotos e cartas antigas no álbum de familia, e entre elas, a foto do seu tio Jean (Nicolas Duvauchelle), irmão de seu pai Michel (Benoit Magimel), e a partir daí paira uma dúvida sobre o passado de sua mãe, que Anne precisa descobrir para entender melhor sua identidade de filha.
Anne resolve percorrer este caminho obscuro da história de seus pais, quando eles viviam na cidade de Lyon em 1945, ambos foragidos do regime nazista. Um certo dia Jean, o irmão mais novo de Michel que todos pensavam que estava morto, aparece na vida deles. Apesar de ser muito bem acolhido pelo seu irmão, paira no ar um certo mistério sobre sua real identidade, seria ele um espião ou um traidor? E a proximidade de Jean com Lena (Mélanie Thierry) a esposa de Michel, cria um vínculo de amizade entre eles que terminam se apaixonando.
Com este triângulo amoroso formado, com clichês previsíveis, o drama se desenrola. E é interessante observar o lado político, as reuniões do partido comunista na qual Michel é atuante, apesar do foco principal ser o drama familiar.
Deveria Lena ceder a emoção por uma paixão inconsequente ou deixar a razão falar mais alto? Eis o dilema desta mulher que tem enorme gratidão por um marido que lhe salvou das garras do nazismo.
Enquanto desvenda os segredos da família, Anne vai conhecendo melhor sua mãe quando era jovem e suas dificuldades e frustrações como mulher e esposa, e entendendo melhor suas atitudes como mãe.
Com bom cenário, boa fotografia e trilha sonora adequada, além de belos atores, apesar de faltar mais expressividade e emoção nas cenas. Enfim, um filme bom para uma tarde agradável, nada mais que isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário