segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A AVENTURA DE KON TIKI




Esta co-produção Reino Unido/Dinamarca/Noruega/Alemanha, com a direção de Joachim Ronning e Espen Sandberg, é baseado na história real do pesquisador e explorador Thor Heyerdahl, um drama que nos mostra a Expedição de Kon Tiki, em 1947.
O obstinado Thor resolve construir uma jangada precária, réplica perfeita da embarcação que os indígenas incas construíram há milhares de anos atrás e junto com cinco tripulantes, todos inexperientes em viagens marítimas (inclusive Thor sequer sabia nadar), partiram por 101 dias pelo Oceano Pacífico rumo a Polinésia. Tudo isto para provar a tese de Thor, que ia contra todos os livros de História da época: que a Polinésia tinha sido ocupada e colonizada pelos povos da América do Sul, mais especificamente do Peru, e não pelos povos asiáticos.
Thor ao iniciar esta expedição decide deixar esposa e filhos e vai à procura de patrocínios, e mesmo sendo alvo de chacota, não desiste do seu objetivo
Nesta viagem financiada pelo governo peruano, Thor e seus companheiros flutuaram à deriva nesta jangada feita de forma artesanal, com a proposta de chegar ao destino almejado. No percurso da viagem, esses intrépidos homens tiveram que enfrentar tempestades, tubarões, baleias, recifes de coral, colocando em risco suas vidas.
A Aventura de Kon Tiki é uma versão fictícia da expedição real do explorador Thor Heyerdahl , inclusive existe um documentário feito pelo próprio Thor, que recebeu o Oscar de Melhor Documentário em 1950. E a narrativa, a fotografia e a montagem do filme constroem um drama real ao invés de ilustrar o episódio, este é o diferencial do filme.
Com uma trilha sonora bem condizente com cada momento, esta aventura que se inicia de forma romântica, acompanha todos os problemas que Thor e seus seguidores passaram no Oceano Pacífico; a cada momento de conflito, uma pausa para o espectador respirar aliviado, com um lindo visual e o azul do mar. A cena dos tubarões é incrível, difícil acreditar que esta história foi verdadeira. Vale a pena assistir pela internet o vídeo feito por Thor e observar como foi autêntico ao filme atual.
Em alguns momentos lembramos do filme ¨As Aventuras de Pi¨, embora o estilo deste filme seja mais realista e sóbrio e baseado em uma história real. Vemos belas imagens ligadas a natureza, em particular o mar, associado a momentos empolgantes de muita tensão, o que nos leva a vibrar por Thor e seus companheiros, uma história real recheada de aventura e muita emoção.
Existe um bom entrosamento entre todos os integrantes da equipe, vale ressaltar a atuação dos atores Pal Sverre Valheim Hagen (Thor), Anders Baasmo (Herman), Gustaf Skarsgard (Benge) , cada um com seu tipo físico e maneira de ser tão diferente, tornando o filme mais real pela maneira natural de atuação.
O filme nos instiga a ler o livro, para conhecer melhor o espírito aventureiro e empreendedor deste explorador que acreditou na sua tese, de  que a colonização da Polinésia foi feita por indígenas da América do Sul através do Oceano Pacífico.
Com forte apelo dramático, o filme prende a nossa atenção do início ao fim, com qualidade e bom roteiro. Para quem curte filme histórico com aventura, realizado de forma essencialmente cinematográfica, uma ótima pedida.
Candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário