quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ZARAFA




¨No deserto ou em qualquer lugar, contente-se com o que você vê.¨ ¨Não deves decidir sempre com a cabeça, deixe o coração te guiar¨. ¨Não se deve brincar com a vida dos homens¨.
Com jargões deste nível, impossível não se emocionar ao assistir esta animação infantil, ainda mais se estiver ao lado de uma criança e imaginar o significado desta linda história como referência no seu desenvolvimento.
Dirigido por Rémi Bezancou e Jean-Christophe Lie este desenho animado franco-belga intitulado Zarafa é para a família, e o diferencial de outros desenhos animados americanos é justamente este, mostra uma contação de história de um tema sério de forma que a criança compreenda e dá possibilidade de diálogo com o adulto que o acompanha.
Sobre uma árvore baobá, um velho conta a história de Maki, um menino africano que é capturado para ser vendido como escravo e a amizade desta criança com uma girafa órfã, a Zarafa, que vai ser dada de presente pelo Paxá do Egito ao Rei da França. A partir daí inicia-se uma longa aventura, jornada que começa no Egito, nas areias do Sudão e vai até a França, utilizando balões e outros meios de transporte, o que já é um diferencial muito pertinente e engraçado.
Maki e Zarafa passam por várias situações e a amizade deles vai se fortalecendo e criando laços afetivos de confiança para toda a vida.
Esta história contada por um velho para as crianças cria um clima infantil de singeleza e simplicidade, mostra o respeito dos novos à experiência dos idosos. Acostumados a assistir desenhos com grandes efeitos técnicos, em 3D, etc, considero este o verdadeiro diferencial desta animação, de estética simples alcança com mais facilidade o que deseja, o coração dos espectadores.
Fala de temas sérios como escravidão dos povos africanos, o colonialismo francês, a cobiça dos homens levando à crueldade, de forma simples que alcança e instiga as crianças a perguntas após o filme.
Uma história simples e bela, inspirada em um fato real, como chegou a primeira girafa na França, a zarafa, e causou polêmica na França por acharem que os fatos históricos foram distorcidos e que os franceses foram mostrados como vilões da história.
Há também uma emocionante mensagem de amizade, lealdade, sonho, otimismo e fé no que se deseja alcançar.
Este filme deixa um legado para todos que o assistem, que neste mundo tão globalizado e cheio de tecnologia, uma história contada de forma simples e bela e sem banalizar a inteligencia das crianças, sem precisar recorrer a técnicas e efeitos especiais, atinge mais o objetivo e o coração das crianças e dos adultos, repassando uma mensagem educativa e que serve para a vida das pessoas.
Adorável filme e com grande ensinamento para a família em geral!!!



,

Nenhum comentário:

Postar um comentário