segunda-feira, 26 de agosto de 2013

TESE SOBRE UM HOMICÍDIO





Este suspense argentino é o segundo filme do diretor Hernán Goldfrid (Música em Espera, 2009), o filme Tese sobre um homicídio consegue prender a atenção do espectador do início ao fim, gerando uma expectativa  típica de um bom thriller com jogos psicológicos, e isto o diretor consegue realizar com criatividade e domínio técnico.
O competente e carismático ator Ricardo Darín é o advogado aposentado especialista em Direto criminal, Roberto Bermudez, e também professor de um conceituado curso em uma Universidade de Buenos Aires, cuja procura é sempre esperada pelos alunos prestes a concluir o curso de Direito. Com uma figura arrogante, controversa e carismática, o professor Roberto circula no meio acadêmico com desenvoltura, lançando inclusive um livro sobre Justiça Criminal e também tem acesso junto a Polícia investigativa.
Dentre seus brilhantes alunos tem um em particular, Gonzalo Ruiz Cordero(interpretado por Alberto Ammanann), filho que um velho conhecido seu e que tem verdadeira idolatria pelo professor e mestre, que resolve morar em Buenos Aires para cursar a disciplina do professor Roberto, e que gosta de dialogar sobre ética e justiça.
Quando ocorre um brutal assassinato de um jovem no campus da Faculdade, em frente à janela da sala de aula do professor Roberto no momento de sua aula, e praticamente presenciado por todos os alunos, isto torna-se um grande enigma para ele.
O mestre passa a desconfiar que o aluno Gonzalo foi o autor deste crime, e a partir daí vai em busca de fatos através de suas intuições, tornando-se um verdadeiro jogo de gato e rato, onde os detalhes fazem a diferença. A cada instante novos fatos e diálogos entre o mestre e o aluno enriquecem a teoria de Roberto, em um suspense psicológico fascinante, em emaranhado de sugestões à altura de um thriller que se preze.
A fotografia é excelente combinando de forma ímpar com a trilha sonora, que se adequa perfeitamente ao tema proposto.
O grande ator Ricardo Darín, presente em muitas produções argentinas, tem um desempenho intenso espetacular no papel principal deste intrigante suspense, como também o ator Alberto Ammann duela de forma primorosa como ator coadjuvante, no papel do aluno e suspeito do crime.
O filme impressiona pelos nuances e desenvoltura da trama inteligente, onde os diálogos sobre ética e justiça fluem de forma significativa entre o professor e o aluno, um verdadeiro emaranhado psicológico colocado com sutileza e ambiguidade, nos levando ao desejo de decifrar o enigma criado pelos dois personagens.
Infelizmente o final deixa a desejar, gerando dúvidas sobre a conclusão da trama, depois de tanta disputa velada de poder entre Roberto e seu aluno Gonzalo, criando uma expectativa diante de tantas ambiguidades e embate intelectual, uma decepção o desfecho.
Quem assistiu o maravilhoso filme protagonizado por Ricardo Darín, ¨O Segredo dos Seus Olhos¨, ganhador do Oscar Melhor Filme Estrangeiro/2009), pode achar alguma semelhança no perfil por ser um thriller psicológico intenso, mas não tem o mesmo impacto e jogo de sedução do filme que ganhou o  Oscar.
Enfim, ótima opção para quem curte um suspense com trama psicológica, com ótimo roteiro, excelentes atuações, recheado de fotografia e trilha sonora adequada ao filme.
Não percam!!!


2 comentários:

  1. Mais um bom filme estrelado pelo antiestrela Ricardo Darín. Esse cara só faz filme bom, impressionante!
    Gostei muito desse enredo, um duelo de egos, que nos enreda e chega ao ponto de nos perdermos entre a noção do que pode ser real ou imaginado.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do filme também, para mim o final deixou a desejar, como se estivesse num crescer e no epílogo faltasse algo. Mas filme é assim, cada um tem uma maneira e o direito de olhar.Isso é que fascina na sétima arte.

    ResponderExcluir