segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A VOZ ADORMECIDA




Este drama espanhol A Voz Adormecida (La Voz Dormida), do diretor Benito Zambrano, tem como pano de fundo a Guerra Civil Espanhola, e é uma adaptação do romance da grande escritora Dulce Chacón.
Passado nos anos 1940, focaliza a dureza do cotidiano das mulheres presas envolvidas na luta política contra o regime franquista, na prisão em Madrid.
Conta a história de duas irmãs de Córdoba, Hortênsia (Inma Cuesta) e Pepita (Maria León). Hortênsia é presa por ser  militante contra o regime franquista, e para piorar sua situação, está grávida e seu marido, também militante, é procurado pelo regime.
Sua irmã Pepita sai de Córdoba para tentar ajudar sua irmã na prisão, visitando-a e termina sendo um elo entre Hortênsia e os guerrilheiros. Desta forma Pepita conhece o chefe dos guerrilheiros, Paulino (Marc Clotet) e se apaixonam.
Enquanto Hortênsia sofre as agruras da prisão, sempre à espera da morte, Pepita luta pela liberdade da irmã.
Na prisão em Madrid, as mulheres são maltratadas, torturadas e humilhadas ao extremo, chegando até a serem fuziladas. E a Igreja Católica desta época, em nome de um Deus,  compactuou com o regime franquista e fez atrocidades com as detentas militantes.
O filme mergulha nas trevas após a Guerra Civil Espanhola,  numa forma bastante densa, mostrando o terror das mulheres nas prisões, tendo a cumplicidade da Igreja de uma forma tão violenta, que choca o espectador.
A atriz Maria León, com sua excelente atuação, foi premiada com o Goya 2012 na categoria Melhor Atriz Revelação. Mas no geral, todos os atores têm uma ótima atuação, bastante verossímil.
Um drama excelente, com ótimo roteiro e boa trilha sonora, que nos leva às lágrimas, pelas fortes cenas de violência, dos horrores do sofrimento das mulheres nas prisões durante a ditadura de Franco.
Termino com uma citação da militante Hortênsia, quando perguntada o que desejava para o seu que iria nascer: ¨Uma Espanha livre de caudilhos e de padres¨.




Nenhum comentário:

Postar um comentário