segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

JUAN E EVITA - UMA HISTÓRIA DE AMOR





O filme Juan e Evita – uma História de Amor inicia em 1944, quando o viúvo Juan Domingo Perón  (Osmar Núñez) conhece a jovem Eva Duarte (Julieta Diaz), e logo depois inicia-se um romance entre este militar, poderoso coronel do Exército que mais tarde se tornou Presidente da Argentina em eleições diretas em 1946, e esta jovem atriz de rádio em ascensão, Eva Duarte.
Juan e Eva logo passam a viver juntos, apesar de ser visto à contragosto pelos companheiros de trabalho de Perón, como também pelas pessoas mais próximas a ele.
Juan Domingo Perón chega ao posto de Vice-Presidência do governo da época, sendo depois demitido e preso pelas alas conservadoras do Exército.
Mas o governo da época é obrigado a libertá-lo, devido a Greve Geral dos Trabalhadores, que foram às ruas de Buenos Aires vindo de várias regiões, exigindo sua libertação. Esse dia 17 de Outubro ficou conhecido como o Dia da Lealdade, com a consolidação do Peronismo, uma ideologia política peculiar da Argentina.
Apesar de toda turbulência política da época, o casal se une mais ainda. Ao ser libertado, Juan e Evita se casam 5 dias depois, consolidando o grande amor e afeto que nutriam. Perón foi eleito um ano depois Presidente da Argentina em eleições diretas, por três mandatos consecutivos.
O interessante deste filme é conhecer o início da história de amor entre Juan e Eva,  como pessoas humanas que eram, não os mitos Perón e Evita. Com direção da cineasta Paula de Luque, os atores Osmar Núñez  e Julieta Diaz têm uma boa atuação, embora sem muito carisma.  Direção contida, sóbria, sem exageros, onde Evita perde um pouco a sua força, ficando à sombra de Perón.
Apesar de ser um romance, o filme tem foco no período histórico de grande importância na história política da Argentina.
Conhecemos um Perón e Evita enamorados, onde os tumultuados fatos políticos só reforçam o amor deles, como em certa cenas eles demonstram uma grande afinidade e companheirismo. Como quando ele é preso e Evita fica desesperada, receosa de sua morte. Como também na cena em que eles estão sozinhos no quarto, fumando e entre sussurros, Perón diz algo no ouvido de Evita que só ela ouve, mas fica para o espectador como um afago ou uma jura de amor, que só pertence aos amados.
Evita Perón morreu aos 33 anos de idade, vítima de câncer, assim como a primeira esposa de Juan Domingo Perón.
¨A morte prematura eterniza o Amor¨- assim disse Juan a Evita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário