segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

UM FINAL DE SEMANA EM HYDE PARK





Narrado por Margaret Suckley (Laura Linney), prima distante e que se tornou amante do 32º. Presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt (Bill Murray). O filme Um Final de Semana em Hyde Park (Reino Unido) é um drama simplório do ponto de vista do romance, sentimental, um filme de época simplemente divertido.
Passado em 1939, quando o Reino Unido tentou o apoio do governo norte-americano, o Rei George VI (Samuel West) foi o primeiro monarca britânico a fazer uma visita aos  Estados Unidos, junto com sua esposa, a Rainha Elizabeth (Olivia Colman). E este encontro é marcado de forma bem interessante neste filme sob a direção de Roger Michell.
Mostra um Franklin Roosevelt simpático, confiante, populesco, mulherengo, com várias amantes e a esposa pro-forma, que sabe lidar com sua deficiência de forma leve e que não interfere na sua segurança como estadista ( ele é paraplégico devido a poliomielite). E com certeza a escolha do ator  Bill Murray  como  protagonista é o diferencial do filme, com uma interpretação despretensiosa, segura, simplista como provavelmente era a figura deste Presidente.
Na realidade o tema central que é o romance do Presidente Roosevelt com sua prima Margareth Suckley é insosso, perde em consistência, soa falso, sem graça mesmo. O mais interessante do filme passa a ser o encontro do Presidente Roosevelt com o Rei da Inglaterra, George VI, e os créditos desta parte é que garantem o filme.
Dois momentos singulares e engraçados: o primeiro a conversa informal entre o rei George VI e Roosevelt,  no gabinete do Presidente. Imbatível, cada um com sua deficiência ( o rei George VI é gago), mostrando suas fragilidades e inseguranças  como qualquer ser mortal, o que gera uma maior empatia e aproximação, e eles próprios terminam rindo dessas questões.
E o piquenique que a esposa do Presidente Roosevelt manda preparar para os respeitáveis convidados, servindo no cardápio cachorro-quente, é uma verdadeiro drama hilário para a realeza, que considera isso como uma afronta, como se os americanos quisessem  ridicularizar a corte inglesa.
Enfim, o filme vale pelo encontro e o embate  entre o Presidente dos EUA e o Rei da Inglaterra, nesta visita de um final de semana em Hyde Park, Nova York, mostrando um pouco do choque cultural entre esses dois países.
Um filme despretensioso, com boas interpretações, mas cujo roteiro se perde neste romance que foi encontrado nos diários da prima do Presidente Roosevelt, após a morte de Margareth Suckley aos 100 anos de idade. Para se distrair e conhecer um pouco dessas duas grandes personalidades, o Presidente Roosevelt e o Rei George VI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário