domingo, 21 de setembro de 2014

O DOADOR DE MEMÓRIAS



Filme do gênero ficção científica /drama, direção de Phillip Noyce,  O Doador de Memórias ( no original, The Giver) é uma adaptação do livro homônimo de Lois Lowry.
Com o objetivo de atingir um público de várias idades, em especial o juvenil, com um tema interessante, tem como proposta uma sociedade futurista, onde todos os habitante vivem em completa harmonia.
Com boa fotografia, bons cenários, em preto e branco , onde as cores só aparecem quando o personagem principal, o jovem Jonas, enxerga outro mundo onde existe sentimentos e as emoções. Mas o roteiro é inconsistente, diálogos deixam a desejar, comprometendo a história tão legal do livro.
Em um mundo futurista utópico, uma comunidade vive em total harmonia, as pessoas são verdadeiros robôs, pois não possuem memórias e com isso se organizam, trabalham, formam famílias, de acordo com o mandamento dos anciãos. Desde o nascimento, as crianças são preparadas para uma função e apenas uma será responsável pelo armazenamento de todas as memórias, e é quem no futuro orientará a comunidade.
 O escolhido para ser o receptor de memórias  é o jovem Jonas (Brenton Thwaites), um jovem idealista. Ao receber do ancião preceptor (Jeff Bridges) as informações, ele passa a conhecer outro mundo, onde existe emoções e sentimentos, mas também guerra e outras imperfeições.
Jonas não aceita o sistema atual e se rebela, comprometendo assim o futuro da comunidade, pois ao conhecer outro universo, ele se encanta e deseja esta mudança para a sociedade que vive. Pois ele percebe que as pessoas da comunidade são pseudo felizes, pois na realidade não possuem sentimentos, como amor, amizade, etc. E mesmo que a mudança traga dor, trará também esses sentimentos que dão sentido e colorido  às vidas das pessoas.
Os atores Meryl Streep e Jeff Bridges  como os anciãos,  assim como Katie Holmes como a mãe de Jonas, são um chamariz para o filme e estão bem para o que se propõem.
Filme de ficção que com certeza terá uma boa bilheteria com um tema instigante e forte, que faz crítica a sociedade diante de um sistema totalitário, mais dramático do que de ação, com qualidades; mas roteiro fraco, deixando a desejar no contexto geral, tornando-se monótono e previsível demais. Enfim, muita embalagem para pouco conteúdo. Mas vale a pena assistir e tirar suas conclusões, possível plateia dividida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário