domingo, 14 de setembro de 2014

TUDO ACONTECE EM NY


O filme Tudo Acontece em Nova York (França/ EUA), direção de Rubem Amar / Lola Bessis é uma comédia dramática leve, melancólica, com diálogos lentos, conduzida de forma que enxerguemos os personagens como realmente são e as trivialidades do seu cotidiano.
Como personagem central, Lilas (Lola Bessis), uma jovem francesa que vai para Nova York, mesmo sem o aval de sua mãe Françoise de Castillon (Anne Consigny), uma artista renomada que não acredita no talento da filha.
Lilas vai à procura do seu sonho de se tornar uma cineasta, adora filmar pessoas e situações simples da vida. Termina se hospedando na casa de Leward (Dustin Guy Defa), um músico de talento que não consegue fazer sucesso com suas composições, pois não aceita aderir ao sistema capitalista por dinheiro e perder a sua essência, deixando de compor no que acredita. Sua esposa Mary (Brooke Bloom) é quem mantêm financeiramente a família com seu emprego de enfermeira.
Com ambições e perspectivas de vida diferentes e tantos desencontros, a relação do casal está bastante desgastada, e Leward encontra em Lilas, alguém  para compartilhar dos seus sonhos e vice-versa. Mas o interessante é que ao mesmo tempo eles se acomodam e permitem ser sustentados por outras pessoas, se adequando ao sistema que tanto condenam e os afligem.
Este drama é colocado de forma simples, direta, câmera na mão acompanhando o cotidiano desses personagens com desejos e anseios tão opostos.  Com personagens cativantes como Lilas, o músico Leward e sua filhinha  Rainbow que o público logo se identifica, com suas ambições e fragilidades, sonhos e frustrações, numa cidade multifacetada como Nova York. A personagem Lilas tem uma singeleza na forma de agir, de se vestir e falar, que encanta quem assiste (lembra a personagem Amélie Poulain).
O filme flui de forma lenta, sem maiores pretensões, com boas músicas, mas meio arrastado, de forma superficial e monótona, com certeza dividirá o gosto da plateia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário