quarta-feira, 4 de junho de 2014

EU, MAMÃE E OS MENINOS



A comédia Eu, Mamãe e os Meninos bateu recorde de bilheteria na França e tem direção e roteiro de Guillaume Gallienne, que também é o protagonista desta história dramática da vida pessoal do diretor estreiante, que expõe sua vida sem pudor, de maneira interessante e hilária.
Uma combinação de teatro e cinema, uma espécie de peça monólogo do ator diante de uma plateia de teatro. Idealizada inicialmente para o teatro e, devido ao sucesso, foi adaptada  para o cinema.
O ator Guillaume Gallienne interpreta de forma magistral diversos personagens, ele próprio em várias idades, a mãe, a imperatriz Sissi, enfim, um ator camaleônico. Este ator recentemente fez o papel de Pierre Bergé, o companheiro de YSL,  no filme Yves Saint-Laurent.
Inspirado na história de vida do autor, que foi criado de forma ¨diferente¨ pela mãe Babou (até na maneira de se referir a ele, daí o título do filme), que desde a infância o enxergava como homossexual,  gerando preconceito e até bulling  dos familiares, na escola, com os amigos.
Todo esse universo é exposto de forma transparente, uma paródia narcisista, onde o ator vai construindo os personagens, uma espécie de ensaio teatral, numa exposição dos problemas que sofreu como a  super proteção da mãe, a rejeição do pai (André Marcon), dificuldade em assumir sua sexualidade, temas fortes colocados de forma histriônica. Todos esses conflitos gerou uma confusão na cabeça do personagem, que vai em busca de sua identidade sexual já na fase adulta.
Comédia populesca que nos leva ao riso frouxo com assuntos sérios, e ao mesmo tempo nos faz refletir, apesar de momentos tediosos, talvez pela falta de outros personagens. Fica a questão, como alguém consegue expor algo tão sério e dramático de sua vida de forma tão hilária, que refletiu no seu futuro e o transformou como ser humano?
Destaque do Festival de Cinema Francês, ganhou cinco troféus, entre eles o  César de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário