quarta-feira, 12 de junho de 2013

SIMPLESMENTE AMOR




No dia dos namorados, o Cine Amado dedica a todas as pessoas que curtem o amor, seja lá do que jeito que for, este filme que para mim é uma das melhores e deliciosas comédias sobre este tema, a romântica, divertida e super bem escrita comédia Simplesmente Amor.
Existem filmes que são atemporais, que servem para todas as idades, que atinge todo tipo de público, este é justamente este tipo de filme, fácil de assistir e que a gente tem vontade de ver sempre que o tem às mãos, e que quando pensamos em amor, ele nos vem à cabeça.
Com direção e roteiro do genial Richard Curtis, responsável também por outras comédias bacanas como 4 casamentos e 1 funeral, Um lugar chamado Nothing Hill e O diário de Bridget Jones, e um elenco formidável, com atores como Hugh Grant, Liam Neeson, Colin Firth, Emma Thompson, Keira Knightley, Rodrigo Santoro, entre outros.
O filme se passa na época de Natal em Londres, com 8 tramas e o dobro de personagens centrais, com suas paixões, romances, emoções, frustrações, e como o amor vai transformando a vidas dessas pessoas, são vidas e amores que se colidem, se misturam ou se separam, de forma emocionante e deliciosa para o expectador.
Entre as histórias temos o Primeiro Ministro da Inglaterra (Hugh Grant) que se apaixona por uma das suas funcionárias, tem o escritor (Colin Firth) que, desiludido com o amor, vai para o sul da França e lá conhece e se apaixona por Karen(Ema Thompson), que é casada mas acha que seu marido a trai. Tem também a historia do jovem Sam que quer chamar atenção da sua coleguinha de escola. E Sarah que tem um amor platônico por seu colega de trabalho (Rodrigo Santoro), e finalmente consegue marcar um encontro com ele. E o Bill que quer retornar sua carreira de astro do rock, enfim histórias singulares  que se entrelaçam, e o elemento desafiador de todas as histórias é o sentimento maior do amor, com todas os seus questionamentos e desafios.
Minha história favorita é a do romance do inglês (Colin Firth, com atuação perfeita) com a portuguesa, que por falarem línguas diferentes e não entenderem o que estão falando, terminam se sentindo livres para se comunicarem , super criativo, e apesar das diferenças o amor fala mais alto.
Trilha sonora contagiante, o filme traduz o amor e suas facetas, a felicidade e a tristeza que podem decorrer deste sentimento, a insegurança dos apaixonados e que afinal, o amor é eterno enquanto dura e se possível, que a chama perdure para sempre.
Nesta mistura de drama, comédia e romance, este filme de uma ousadia inteligente, constrói tantos personagens em pequenas tramas que se encaixam super bem em cada situação, tendo como ele e ponto em comum os vários tipos de amor, platônico, fraternal, passional, silencioso, eloqüente, efervescente, sob vários pontos de vista. Os personagens terminam sendo todos centrais, protagonistas e coadjuvantes ao mesmo tempo.
Envolvente, encantador, humor inteligente, através deste tema que fascina, o amor, termina agradando a pessoas de várias idades e diferentes personalidades. Este eu assino em baixo e indico, para esta noite do Dia dos Namorados. Mesmo para quem estiver sozinho, é um incentivo para correr atrás do amor, este sentimento tão lindo e tão contagiante.





2 comentários:

  1. Muito bem escolhido esse "Simplesmente amor"! Cada história é mais gostosa que a outra, personagens interessantes e artistas dos muito bons, cada qual com sua preferência, certo Márcia? Já assisti, há tempo e lembro-me de ter adorado a confusão em portugal, em que toda a aldeia acaba participando do evento amoroso. Do primeiro-ministro britânico, um belo e gentilíssimo Hugh, como sempre. De Santoro, num papel menos, em que está muito bem com sua tentativa meio desastrada de noite, estou certa? Teria visto mais uma vez, além das outras...Ah, lembrei, tem a de um casal de meia idade e de um presente "mal acabado", é isso? Comédia ótima para distrair, leve que nem pluma.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, Nicia, uma comédia romântica atemporal, que somos capazes de assistir várias vezes e sentir, como você mesma fala, leve como uma pluma. Ritmo, trilha sonora, atores, tudo se encaixa perfeitamente bem. Deliciosa!!!

    ResponderExcluir