sexta-feira, 20 de setembro de 2013

HANAMI - CEREJEIRAS EM FLOR




Um drama (Alemanha) com roteiro e direção da cineasta  Dóris Dörrie,  com uma trama sensível e rica em simbolismos.
Conta a história de um casal de meia idade que moram em um vilarejo na Bavária, uma vida pacata e simples. O marido Rudi (Elmar Weeper) é um homem bom mas egoísta, que só deseja viver sua vida aposentada, de forma metódica e sistemática e não consegue escutar os anseios e desejos de sua esposa.
Já Trudi (Hannelore Elsner) é uma mulher generosa, que tudo faz para agradar o marido e esquece de si, com sonhos não realizados como ir ao Japão visitar seu filho e conhecer a cultura oriental e seus monumentos, em especial o Monte Fuji, pois ela é adepta da dança do Butô, uma dança filosófica típica desta região. Através desta arte Trudi tenta encontrar sua paz interior e passar seus ensinamentos para seu marido.
Quando Trudi descobre que seu marido tem uma doença terminal, ela guarda este segredo para si e decide visitar os filhos em Berlim. A contragosto Rudi a acompanha, mas o que ocorre é um desconforto e choque entre pais e  filhos, que os acolhem de forma fria e sem afetividade, pois estão mais preocupados em viver suas vidas de forma egoísta e individualista e não tem tempo nem interesse em se dedicar aos pais.
Neste contexto Trudi  falece inexplicavelmente, de forma tranquila, dormindo. Rudi perde o chão,  desorientado, transtornado e em depressão, sentindo-se um estorvo para os filhos, viaja para o Japão em busca dos sonhos de sua mulher e sua própria redenção.
Em Tókio,  Rudi vai em busca de pistas para entender melhor sua esposa, bem na época do hanami, o festival das cerejeiras, cuja floração da sakura acontece uma vez por ano, por apenas uma semana. O hanami simboliza a beleza, mudanças e o recomeço. E através da arte do butô, que leva a um alvoroço interior em busca do seu verdadeiro eu, Rudi vai aprender sua própria dança do butô, que vem através de cada vivência individual.
Este lindo filme toca o nosso coração e alma de forma profunda, e a fotografia de Hanno Lentz nos enleva a paisagens belíssimas do Japão, o hanami que é de um simbolismo que vai além do horizonte, e perdura no nosso olhar e imaginação.
Este filme tem a peculiaridade de anexar grandes ensinamentos para as pessoas. A importância da cumplicidade do casal e que harmonia não significa renúncia, do saber envelhecer com sabedoria, o significado do amor materno e fraterno e o peso da solidão.
De sonhos perdidos e anulados para satisfazer o outro, de fragilidade humana, falta de amor e piedade de filhos por seus genitores, de viver o presente em toda a sua extensão.
Ganhador do prêmio de Melhor Filme no Festival Seattle/2008 e Indicação de Melhor Ator no European Film Alwards/2008.
Como curiosidade, este filme foi gravado em dois meses para conseguir pegar o hanami, já que a floração das cerejeiras só ocorre uma semana no ano.
E o grande dançarino Tadashi Endo, expert na arte profunda do Butô, foi o responsável pela coreografia dos atores Elmar Weeper e Hannelore Elsner, que no filme dançam e encenam o butô de forma bela e pessoal.
Um filme belo e triste, com grandes ensinamentos para nossas vidas, com belíssimas fotografias deste grande espetáculo que a natureza nos presenteia, o Hanami, Cerejeiras em Flor.
Um presente deste blog pelo Dia da Primavera!!!


2 comentários:

  1. Segui a indicação que me deu outro dia e foi muito bom. O filme é belo, de grande delicadeza, ainda que duro e triste, pois trata de solidão, de solidão povoada. Não adiante correr atrás do que se perdeu. Ninguém consegue viver aquilo que deixou passar, o que não teve sensibilidade, ou oportunidade, para perceber.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Nicia, um belissimo e triste filme. Mas um grande aprendizado, e sempre há um tempo para voltar a semear. Mesmo que a colheita seja diferente da inicial.Lembre vale a pena tentar.

    ResponderExcluir