sexta-feira, 6 de setembro de 2013

OS SABORES DO PALÁCIO




Inspirado na história real de Danièle Mazet-Delpeuch, cozinheira chef do presidente François Miterrand, esta comédia dramática francesa Os Sabores do Palácio, tem na direção de ChristianVincent, o roteiro certo para uma agradável viagem pela comida originária da rica cultura francesa. E para tal façanha a produção contou com a ajuda de famosos chefs da França.
A história da protagonista Hortensie Laborie (interpretado de forma genial pela grande atriz francesa Catherine Frot), experiente chef de cozinha que curte trabalhar com produtos artesanais e de qualidade, que foi convidada pelo Presidente da França ( Jean d’Ormesson) para trabalhar no Palácio de Eliseu, como sua chef oficial particular.
Hortensie, única mulher em um ambiente cheio de regras e protocolos, altamente machista, enfrenta hostilidade e inveja por parte dos cozinheiros e do chef do Palácio. Entretanto, Hortesie conquista a atenção e o paladar do Presidente, inclusive por pretensão de métodos pouco ortodoxos da cozinha, utilizando produtos de qualidade de forma simples, caseira, mas muito bem elaborados, e com combinações de alimentos desenvolvido de forma artesanal na própria cozinha do Palácio.
Por dois anos consecutivos Hortensie Laborie consegue manter a sua culinária criativa com o aval do Presidente, com quem inclusive mantém diálogos sobre o prazer da degustação e a forma de aproveitamento mais apropriado da comida caseira, pois este tema  é fruto de  fortes recordações de infância do Presidente.
A atriz Catherine Frot  transita neste universo da culinária com maestria no papel da protagonista,  quebrando protocolos e regras do Palácio de Eliseu, mostrando suas qualidades como chef particular do Presidente. Uma delícia para os olhos, a maneira como os pratos são mostrados na tela, os detalhes das receitas explicadas por Hortensie de forma pausada e tranquila, um desfile de pratos com trufas, foi gras, sobremesas de dar água na boca, nos deixando com vontade de após o cinema, fazer uma bonita refeição regado a um bom vinho, divinamente delicioso.
Para tal conteúdo, Hortensie tem uma cozinha particular no andar inferior do Palácio, e junto com um assistente, o confeiteiro Nicolas Bauvois ( interpretado por Arthur Dupont, de Além do arco-Íris), ela monta pratos como verdadeiras obras de arte, para o próprio Presidente e jantares importantes, como o jantar anual com a família. Com um humor contido e sutil, é interessante sentir um profissional que faz o trabalho mas na hora da apresentação não aparece, fica sempre à espreita para saber a opinião sobre o resultado do seu trabalho, se foi bem recebido, este é o seu maior objetivo e orgulho.
O filme é mostrado em dois ambientes, numa base na Antártida onde a protagonista foi trabalhar após os dois anos no Palácio que se tornou inviável pelas dificuldades encontradas em manter o padrão da sua culinária, para fazer uma reflexão sobre sua vida e o que realmente desejava vivenciar e se sentir feliz, como também para se livrar da Imprensa que passou a persegui-la, ávida por entrevistas.
Um filme sem grandes pretensões, onde os atores desempenham seus papeis de forma versátil, em especial a atriz Catherine Frot, com uma performance perfeita como a chef particular do Presidente francês. Esta atriz ganhou indicação do Troféu César de Melhor Atriz 2013.
Com a criatividade da culinária aliada a um bom roteiro, onde a emoção do olhar chega até o paladar, este filme fascina por nos levar de forma direta e simples a um ambiente grandioso, em contraponto a importância da essência das pessoas e como elas se sentem em seus postos de trabalho, e que grandes recordações familiares podem ser descobertas através do paladar.
Um filme para degustar com muito prazer em todos os sentidos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário