quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O SEGREDO DOS SEUS OLHOS





Ao assistir o filme postado anteriormente neste blog , Tese sobre um Homicídio com o excelente ator Ricardo Darín, resolvi postar O Segredo dos Seus Olhos, o tipo de filme que ficará vivo dentro de nós para sempre, um filme imperdível, genial e apaixonante.
O diretor Juan José Campanella conseguiu realizar uma película primorosa, na qual faltam palavras para descrever o sentimento que nos persegue quando o filme termina, uma emoção indescritível, vontade de rir e chorar ao mesmo tempo. Por todos esses méritos foi o ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2010.
Esta produção hispanica-argentina baseada no livro La Pregunta de Sus Ojos de Eduardo Sacheri, traz no enredo a história do servidor da Justiça recém aposentado, Benjamin Expósito (interpretado por Ricardo Darín), que resolve escrever um livro e se baseia em um crime ocorrido há 25 anos atrás, o estupro e assassinato de uma jovem, que ele participou da investigação, e ficou mal resolvido. 
Para isso Benjamin terá que reviver momentos difíceis de sua vida e rever pessoas marcantes na sua vida pessoal e profissional, como sua ex-chefe Irene Hastings ( Soledad Villamil ), por quem ele sempre nutriu uma paixão secreta e que nunca teve coragem de assumir, por se sentir inferior no seu trabalho. E também seu amigo Pablo Sandoval (Guillermo Francella), que muito o ajudará na investigação.
O filme consegue fazer uma conexão do presente aos fatos passados, suas consequências e conclusões de forma perfeita, que ao mesmo tempo prende nossa atenção e nos instiga a descobrir o final da trama, como também nos enleva à paixão que os personagens sentem, mas só os olhos falam, de uma forma inquietante e apaixonante.
A fotografia de Felix Monte é perfeita, tem cenas memoráveis como a perseguição no estádio de futebol, difícil será não se empolgar e acompanhar a câmera que vai dos bastidores até a arquibancada, estupenda mesmo.
Outra cena comovente é a do elevador, de dar lágrimas nos olhos, e este olhar perdura revelando o que os olhos querem dizer, sem precisar de palavras.
O elenco em grande parte é responsável pela grandiosidade e beleza do filme, Ricardo Darín como o protagonista Benjamín e Soledad Villamil como Irene, dão um show à parte de interpretação e conseguem passar uma mensagem de paixão e emoção só com os olhos, sem sequer ser necessário uma fala.
Um filme que mistura drama e suspense, com excelente trama que consegue envolver a plateia até o final, que é surpreendente. Com excelente roteiro, atores super bem entrosados, fotografia ímpar, vale a pena assistir várias vezes.
Enfim, um filme sensível, belo e eletrizante, que fala sobre obsessão, paixão e lealdade.


2 comentários:

  1. Filmaço esse "O Segredo...", com enredo precioso, prende e surpreende.
    Boa dica, para rever após "Tese sobre um homicídio".
    Ricardo Darin é um ator de respeito, sem ar de galã, toma a tela por inteiro.

    ResponderExcluir
  2. Realmente suas palavras calam o que eu penso. Adoro Ricardo Darin, consegue dar um magnetismo nos seus papeis impressionantes. E este filme não me canso de rever.

    ResponderExcluir