quinta-feira, 6 de março de 2014

CLUBE DE COMPRAS DALLAS




O filme Clube de Compras Dallas (EUA), do diretor canadense Jean-Marc Vallée ( A Jovem Rainha Vitória /2009), com seis indicações ao Oscar 2014, ganhador de 3 Oscar, os troféus de  Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante e Maquiagem, muito bem merecido.
Este drama se baseia em fatos reais, passado em 1986, quando a Aids era considerada ¨a peste gay¨, uma doença associada ao homossexualismo e pessoas que utilizavam drogas injetáveis. Conta a história de Ron Woodroof  (Matthew McConaughey), um eletricista texano e peão de rodeio, um cara grosseirão, ignorante e homofóbico, com uma vida depravada, com muita orgia regada a drogas e sexo com mulheres sem proteção.
Quando Ron é diagnosticado com HIV em fase terminal e com expectativa de vida de 30 dias, este machista fica inconformado e começa sua luta contra a morte, inicialmente pesquisando sobre o uso do AZT,  medicação que estava em teste nos EUA nos pacientes com Aids. Mas o AZT causava muitos efeitos colaterais e destruía o sistema imunológico dos portadores de HIV, pela alta dosagem que estava em estudo e por não estar associado a outros medicamentos.
Ron vai para o México e descobre outras medicações alternativas e se torna um ativista, com o objetivo de ajudar a si próprio e a outras pessoas dependentes destas medicações, pelo direito à vida.
Do seu jeito tosco e agressivo, ele começa a contrabandear medicamentos de outros países como México, China, Japão, e cria o Clube de Compras Dallas, onde os pacientes com Aids se associavam e pagavam uma mensalidade de 400 dólares por mês, para terem direito ao AZT e outros medicamentos que eram proibidos nos EUA.  Isto começou a incomodar as indústrias farmacêuticas e o próprio Governo dos EUA, inclusive Ron foi preso várias vezes, mas sempre conseguia sair das enrascadas que se metia.
Este personagem Ron, que tinha horror aos gays, aos poucos vai mudando a sua maneira de pensar e inclusive se alia ao travesti  Rayon (Jared Leto),  para criar o Clube de Compras Dallas, que visava lucro próprio e ajudava outras pessoas com Aids.
Ron também passou a ser discriminado pelos próprios amigos, pela comunidade, pois nesta época quem contraia a doença Aids era vítima de muitos preconceitos, por estar associada aos homossexuais.
Ganhador do Oscar de Melhor Ator, Matthew McConaughey é a alma deste filme, com uma criação magnífica do personagem Ron, está irreconhecível pela magreza, mas principalmente pela forma como incorporou o insuportável protagonista Ron, que chega a nos incomodar pela sua brutalidade, rudeza, homofobia. E o ator Jared Leto, que interpreta o travesti Rayon, também concorreu e ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, pela transformação e magnitude do seu personagem.
A atriz Jennifer Garner como a Dra. Eve Saks, uma personagem meia apática, que se alia a Ron na luta para conseguir medicamentos em outros países, tornando-se um alvo dos próprios colegas no Hospital.
Filme intrigante, incomodativo, com bom roteiro, excelentes interpretações, figurino e maquiagem perfeitos aos personagens. Um drama pesado, que incomoda a plateia, sem pieguices, realista até sufocante, este filme veio para fazer jus a vários Oscar 2014. Realmente imperdível!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário