segunda-feira, 3 de março de 2014

TUDO PODE DAR CERTO




O grande diretor Woody Allen, já tão conhecido pelo estilo de humor sarcástico, que tem até mudado nos últimos tempos, ganhador de vários Oscars e outros troféus, realizou o filme Tudo Pode dar Certo (2009), uma comédia de  humor inteligente com tiradas irônicas, um humor negro super afiado.
O protagonista Boris vivido por Larry David parece ser o alter ego do diretor. Um personagem idoso,  inteligente, sagaz, prepotente e arrogante. Aos poucos Boris vai mudando sua ótica de ver a vida com a entrada da jovem Melodie (Evan Rachel Wood ) em sua vida.
Esta comédia conta a história de Boris (Larry David), um velho físico  rabugento, hipocondríaco, mal humorado, pessimista, com uma inteligência acima do normal, que se acha o dono da verdade, critica as pessoas, os considerando inferiores. Enfim, olha a vida por uma ótica pessimista e realista até demais.
A sua vida começa a mudar quando ele por acaso conhece a jovem Melodie ( Evan Rachel Wood) , e que termina indo morar com ele, por falta de opção.
Unindo a inteligência e a maturidade de Boris à beleza e juventude de Melodie, o que o grande Woody  Allen faz ?  Aos poucos, um vai aprendendo com o outro, um vai percebendo os nuances do outro, um vai precisando do que o outro pode lhe dar, enfim, as diferenças terminam os aproximando cada vez mais.
Só um gênio como Woody Allen para imaginar um personagem como este, enfim Boris é a imagem que o diretor passa de si mesmo para o público. Acredito que ele deve ter se divertido bastante com este personagem e suas inúmeras facetas.
Filme ácido, com humor irônico, com piadas que chocam o público,  um personagem ofensivo, antipático de imediato ao público, justamente a pretensão do filme, e  este é justamente o diferencial .
Mas no final nos leva a várias reflexões sobre os conceitos e valores que damos à vida e o que exigimos das pessoas.
Para mim, um dos grandes filmes de Woody Allen. Um tiro certeiro para quem curte este tipo de filme. Mesmo quem já assistiu, vale a pena relembrar!!



Um comentário:

  1. Esse filme é ótimo e, sem dúvida, Woody Allen fez tudo dar certo. Agradeço a dica e vou rever.

    ResponderExcluir